Notícias

Loja da Havan poderá reabrir durante a pandemia

Justiça entendeu que estabelecimento se enquadra no ramo alimentício

7 de maio de 2020

Uma loja Havan de Araçatuba, no interior de São Paulo, conseguiu na Justiça o direito de funcionar durante a pandemia do novo coronavírus. O juiz José Daniel Dinis Gonçalves, da Vara da Fazenda Pública da cidade, considerou que o estabelecimento se enquadra nos serviços essenciais do ramo alimentício do município.

O fechamento havia sido determinado pela prefeitura no último dia 4. Para a prefeitura, o estabelecimento estava desrespeitando os decretos municipais 21.329/20, que declara o município em estado de emergência, e 21.313/20, que regulamenta o funcionamento de hipermercados, supermercados, mercados e óticas.

A loja, por sua vez, alegou que o fechamento foi um ato de abuso de autoridade, pois a atividade predominante do estabelecimento é o comércio varejista de alimentos e produtos de higiene, enquadrando-se, dessa forma, em atividade considerada essencial.

O advogado Nelson Wilians, do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, que defendeu a loja, sustentou que a Havan estava seguindo todas as determinações previstas e, portanto, autorizada a funcionar nos termos do decreto municipal.

 

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

Captura de imagens por câmeras de vigilância gera polêmica sobre privacidade

Captura das imagens deve ter como base alguma das hipóteses que a lei permite, diz advogado

Notícias

Cobrança de tributos de igrejas gera questionamentos

Presidente vetou anistia, mas incentivou Congresso a derrubar própria decisão