Notas

Evento

1ª Jornada na OAB-SP irá explorar o Empreendedorismo Legal Feminino

Com a missão de ajudar a expandir o empreendedorismo feminino e de criar e fortalecer as redes de relacionamento entre as mulheres, a Ordem dos Advogados do Brasil, de São Paulo, está promovendo a 1ª Jornada de Empreendedorismo Legal Feminino.

O evento, que acontece nesta sexta-feira (23), na sede da OAB-SP, será aberto pela presidente da Ordem paulista, Patricia Vanzolini, às 9h.

A Jornada contará com cinco painéis temáticos e 18 palestrantes, que vão debater o mercado de trabalho para as mulheres, os caminhos para uma carreira de sucesso e vão contar histórias inspiradoras de lideranças femininas.

A advogada Anne Wilians (foto), coordenadora de Empreendedorismo Feminino da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB-SP, será também uma das palestrantes. Fundadora e CEO do Instituto Nelson Wilians (INW), Anne é especialista em Gestão da Inovação Social e autora do livro “Empreendedorismo Social Feminino”.

“As raízes dos estereótipos são seculares. O mercado jurídico é espelho de nossa própria sociedade, construída sobre conceitos machistas e discriminatórios. Só conseguiremos ter uma sociedade saudável quando erradicarmos as diferenças de raça ou sexo”, diz Anne.

Remoção de obstáculos

“Essa é uma tarefa para todos, sobretudo de nossos gestores públicos, que devem buscar otimizar mudanças para remover os obstáculos que bloqueiam a realização individual, da mesma forma que devemos buscar remover as estruturas corporativas pré-definidas que subjugam as mulheres e privilegiam os homens”, complementa.

Para a advogada, é necessário uma mentalidade que fortaleça o desenvolvimento pleno das aptidões pessoais e profissionais. “Por isso, é muito importante debatermos e multiplicarmos histórias inspiradoras que contribuam para o benefício das futuras gerações jurídicas e para uma sociedade melhor.”

A empresária e jornalista Luisa Peleja também será uma das palestrantes. Com dois livros publicados, Luisa auxilia marcas na sua transformação digital por meio da sua empresa, a Coc0Lab.

“Fomos educadas a dar prioridade exclusivamente à nossa capacidade técnica e profissional, deixando em segundo plano a necessidade de nos promover e divulgar nosso trabalho. No entanto, é essencial compreender que, da mesma forma que em qualquer outra área, no campo jurídico, quem não é visto não é lembrado”, frisa Luisa.

Serviço:

1º Jornada de Empreendedorismo Legal Feminino

Data: Sexta (23), a partir das 9h

Local: OAB-SP – Rua Maria Paula, 35, Bela Vista – São Paulo (SP)

Inscrições gratuitas pela internet, vagas limitadas

Foto: Emerson Lima/Divulgação

Novo associado

CESA anuncia FNCA Advogados como novo membro associado

O Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) anunciou o FNCA Advogados como seu novo membro associado. Segundo a entidade, a “admissão desta sociedade reflete o comprometimento do centro de estudos em promover a troca de conhecimento e experiências entre os principais atores do setor jurídico”. 

Atualmente, o CESA possui quinze comitês temáticos, abrangendo diversas áreas do Direito, como Administração e Ética, Arbitragem, Direito Digital e Proteção de Dados, Liderança Feminina, Concorrência e Relações de Consumo, Direito Ambiental, CESA Jovem, Diversidade e Responsabilidade Social, Ensino Jurídico e Relações com Faculdades, Judiciário, Penal, Família e Sucessões, Societário, Trabalhista e Previdenciário em São Paulo e Rio de Janeiro, além do Comitê Tributário. 

As reuniões de associados do CESA acontecem tanto em São Paulo quanto em outros estados onde estão instaladas as Secções Regionais. As associadas são convocadas com antecedência por meio de Circulares, garantindo um ambiente propício para a colaboração e o compartilhamento de conhecimento. 

Debate

ITCN debate socialização financeira em webinar

“Mulheres negras, dinheiro e socialização financeira” é o tema do webinar que o ITCN (Instituto de Estudos Estratégicos de Tecnologia e Ciclo de Numerário) promove nesta terça-feira (7), das 10h ao meio-dia, com a participação especial da professora e pesquisadora Roberta Basílio. Na oportunidade ela comentará o conceito de socialização financeira e como ele é impactado por políticas de exclusão sustentadas, tais como a discriminação, disparidade de recursos e um histórico de reduzido acesso a informações financeiras.

Coordenada por Mariana Chaimovich e Thaís Zappelini, respectivamente legal advisor e consultora de relações governamentais do ITCN, a live poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do ITCN no Youtube.

Doutora e Mestra em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Roberta Basílio é pesquisadora visitante na Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos). Professora convidada nos cursos de pós-graduação da ESPM, é sócia fundadora do Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC Brasil), além de consultora em discriminação e assédio.

Agenda

Machado Associados oferece mentoria jurídica em evento

O escritório Machado Associados Advogados e Consultores estará, na quinta-feira (5), com uma sala exclusiva no “4º Congresso da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD)” para fazer mentorias jurídicas com os interessados.

O evento acontece no Blue Tree Transatlântico Convention Center, na Chácara Santo Antônio, em São Paulo.

O escritório terá, ainda, mesas sobre assuntos tributários (tributação de consumo e renda), contratos, abordagem jurídica sobre inteligência artificial (inclusive ChatGPT), trabalhista e tributação do trabalho.

Mais informações: https://congressonacional.abevd.org.br/

 

Tecnologia

Evento do Credilink reúne especialistas em segurança de dados

No Brasil, acontecem 2.800 fraudes por minuto em canais eletrônicos. Os dados são do Banco Central e da empresa de segurança digital CAF.

Esse preocupante cenário – e as metodologias e tecnologias que estão surgindo para combatê-lo – será tema do Cred Meeting 2023, evento gratuito que acontece em São Paulo no próximo dia 4 de outubro, das 8h às 12h, no hotel Renaissance.

Com organização da Credilink, uma das maiores empresas nacionais de proteção ao crédito e prevenção de fraudes financeiras, e com apoio da Febraban e da Acrefi, o seminário contará com palestras de Mauro Melo, CEO da Credilink; Rafael Melo, CCO e Diretor de Novos Negócios da empresa; Christiane Pelajo, jornalista especializada em negócios; Alberto Ajzental, professor da FGV; Marcelo Crespo, doutor em Direito Penal pela USP; e Carlos André Rabelo, Diretor de Produtos e Operações da COX Automotive Brasil, que desenvolve experiências digitais de compra.

Mais informações e inscrições: https://www.credilink.com.br/evento-credimeeting-2023/

 

 

Mercado jurídico

RHOM Advogados agora é Ostronoff, Malagó, Simão e Dimbarre Advogados

O RHOM Advogados anunciou que passou a se chamar Ostronoff, Malagó, Simão e Dimbarre Advogados.

Segundo o escritório, a mudança reflete a retirada de Pedro Romeiro Hermeto e, acima de tudo, a importância dos sócios Beatriz Francis Simão – que lidera a área tributária – e Samuel Gustavo Calazans Dimbarre – responsável pela área de mercado de capitais e bancário – que se unem aos sócios Daniel Ostronoff e Fábio Machado Malagó para continuar a moldar a nossa história.

“A alteração de denominação é a celebração da constante dedicação aos clientes e aos padrões de qualidade que caracterizam e diferenciam o escritório e, ainda, da paixão por oferecer soluções jurídicas eficazes e abrangentes”, diz a banca.

Com sede em São Paulo e presença nacional, o Ostronoff, Malagó, Simão e Dimbarre atua nas áreas do Direito Imobiliário, Registral, Urbanístico, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Contencioso Estratégico, Societário, Administrativo, Contratual, Tributário, de Mercado de Capitais e Bancário.

MAIS LIDAS

Notícias

Indenização por dano ambiental é possível mesmo sem prova do prejuízo

STJ analisou caso de restaurante que lançou esgoto no estuário do rio Capibaribe

Notícias

STF vota para absolver primeiro réu envolvido no 8 de janeiro

Homem em situação de rua teria apenas seguido a multidão ao Congresso

Notícias

STF reconhece licença-maternidade a não gestante em união homoafetiva

Decisão deverá ser aplicada por todos os tribunais do país

Notícias

CCJ aprova PEC que criminaliza posse de qualquer quantidade de droga

Votação ocorre como resposta a julgamento do mesmo tema pelo Supremo

Notícias

Herdeiro não precisa justificar ação autônoma de prestação de contas em inventário

Terceira Turma do STJ negou provimento ao recurso especial de uma inventariante