Notícias

Mulher indenizará ex-marido após batizar filhos sem avisá-lo

Valor de R$ 5 mil foi determinado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo

17 de novembro de 2023

Uma mulher que decidiu batizar os filhos sem comunicar o ex-marido terá de pagar uma indenização de R$ 5 mil ao ex-companheiro. A decisão é da 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Segundo os autos, as partes possuem guarda compartilhada dos filhos e a genitora, sem comunicar o ex-marido, decidiu batizar as crianças. Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Carlos Alberto de Salles, pontuou que, de acordo com o divórcio celebrado entre as partes, ambos são responsáveis pelas decisões acerca da criação, educação, saúde e lazer dos filhos, independentemente a quem seja atribuída a residência das crianças.

“Fica evidente, assim, que a apelada descumpriu um dos deveres que lhe competia como guardiã das crianças, ou seja, dar oportunidade para que o pai não só questionasse a religião por ela escolhida aos filhos, como para que comparecesse, juntamente com sua família, à celebração”, afirmou.

O magistrado destacou a importância do momento e ressaltou que o pai é presente na vida dos filhos conforme reconhecido pela própria apelada. “Ao ignorar o direito paterno de participar da decisão e do evento, a genitora praticou ato ilícito, por omissão, ainda que não tenha agido de forma dolosa. E os danos sofridos pelo autor por ser deliberadamente excluído de parte da vida das crianças, juntamente com os parentes paternos, são notórios”, concluiu.

Os desembargadores João Pazine Neto e Donegá Morandini participaram do julgamento, de votação unânime.

*Com informações do TJSP

Notícias Relacionadas

Notícias

Falso médico que atendeu pacientes com Covid-19 é condenado

Pena foi redimensionada pelo TJSP para sete anos de reclusão