Notícias

Congresso se compromete com mudanças legislativas para acelerar vacinação

Medidas visam acelerar aprovação de imunizantes

4 de fevereiro de 2021

O Senado e a Câmara dos Deputados sinalizaram que pretendem fazer um trabalho conjunto para acelerar o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em declaração coletiva, as duas Casas afirmam que querem buscar “formas legais para tornar mais ágil o acesso às vacinas para os brasileiros, sempre garantindo o rigor científico, a qualidade do produto e a segurança para os nossos cidadãos”.

Segundo o advogado Raphael Sodré Cittadino, presidente do Instituto de Estudos Legislativos e Políticas Públicas (IELP), professor no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e sócio-fundador do Cittadino, Campos & Antonioli Advogados, há uma sinalização de flexibilização dos protocolos da Anvisa, o que pode ser feito por mudanças na legislação. “A declaração não sinaliza mera pressão sobre o Executivo. É mais um compromisso público de reavaliar as regras da Anvisa para aprovação com maior celeridade dos imunizantes disponíveis no mundo para o Brasil para combater a pandemia”, avalia.

“Os protocolos da Anvisa são os mais seguros do mundo, mas foram pensados para “tempos de paz”. Estamos em uma verdadeira guerra e a flexibilização de protocolos é necessária para que vacinas como a Sputnik V (russa) e Covaxin (indiana), já aplicadas em um enorme contingente populacional e com muita probabilidade de segurança, sejam aplicadas na população brasileira. A propagação das mortes por Covid é muito mais prejudicial do que supostas reações adversas que não foram observadas nas milhões de pessoas já vacinadas com esses imunizantes, conclui Cittadino.

Notícias Relacionadas

Notícias

Barroso autoriza transporte gratuito no 2º turno

Para ministro, prefeituras e empresas não podem ser alvo de punição eleitoral ou por improbidade

Notícias

Projeto pode alterar regime de recuperação judicial

Advogados questionam possíveis mudanças na Lei de Falências