Notícias

Menores devem ser preservados em audiências de divórcio

Advogadas explicam como CPV deve ser utilizado para proteger menores

29 de setembro de 2022

Quando as questões familiares são judicializadas e as crianças ficam no centro das discussões, as repercussões processuais podem causar efeitos danosos ao psicológico delas. Ações de divórcio litigioso, guarda e alimentos, por exemplo, estão entre as mais acaloradas disputas jurídicas.

A advogada especialista em Direitos de Família e Sucessões e sócia do escritório Lemos & Ghelman, Débora Ghelman, explica que “a própria entrevista social-psicológica – essencial para a maioria das ações familiares envolvendo interesse de menores – pode impactar negativamente o emocional da criança que ainda se encontra em processo de formação, e os litígios familiares constituem situação atípica no desenvolvimento psíquico delas”.

Um exemplo de proteção do menor envolvido é o estímulo feito pelos magistrados. Bianca Lemos, também sócia da Lemos & Ghelman, explica que “o próprio Código de Processo Civil dispõe que, ao realizar audiências de conciliação e mediação, antes de qualquer resposta do réu no processo, deve ser priorizada a tentativa de celebração de acordo em qualquer tipo de demanda familiar, em nome de um esforço para evitar que a criança seja afetada pelo sofrimento, causando-lhe traumas emocionais”.

Por isso, os objetivos das demandas de família devem ser diferentes, pois a institucionalização da briga apenas posterga a confusão e traz mal-estar ao menor. As advogadas finalizam afirmando que, “de forma contrária, o envolvimento da criança nas situações de embate entre os pais e parentes deve ser reduzido ao mínimo possível – tanto pelos advogados das partes, quanto pelo próprio juiz – para que o zelo à sua integridade psico-física seja mantido em claro atendimento ao melhor interesse do menor”.

Notícias Relacionadas

Notícias

Palocci pode responder por denunciação caluniosa

Polícia Federal apontou falta de provas em delação premiada do ex-ministro

Notícias

Judiciário pode pedir dados de usuários diretamente a big techs no Brasil

Decisão deve aumentar a capacidade das autoridades de obter as informações desejadas