Notícias

Advogados criticam parecer da Receita sobre PIS e Cofins

RF exclui ICMS destacado na nota fiscal da apuração dos créditos de tributos

26 de agosto de 2021

Especialistas discordam das conclusões do Parecer COSIT 10/2021, no qual a Coordenação de Tributação da Receita Federal do Brasil explicita que, em decorrência da “decisão do RE 574.706 pelo STF e dos respectivos embargos declaratórios”, na apuração de créditos de PIS e COFINS, “o valor do ICMS destacado na Nota Fiscal deve ser excluído da base de cálculo, visto que não compõe o preço da mercadoria”.

Para o advogado Eduardo Diamantino, sócio do Diamantino Advogados, o parecer cria uma “realidade paralela” em matéria tributária ao proibir a inclusão do ICMS nos créditos de PIS e Cofins a compensar, impondo uma condição que o Supremo não estabeleceu. “O entendimento distorce totalmente o decidido pelo STF. É um ataque frontal à jurisprudência. As Leis 10.833 e 10.637 definem que o crédito é calculado sobre o preço do bem ou serviço. As leis não foram alteradas nesse julgamento”, afirma

Segundo o tributarista Hugo Funaro, sócio do Dias de Souza Advogados, o parecer não possui eficácia vinculante para os contribuintes em geral, “salvo se vier a ser aprovado pela PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional), hipótese em que poderá ser adotado pela Receita Federal ou subsidiar a edição de ato administrativo”.

Funaro afirma que “ainda que o entendimento contido no parecer venha a ser incorporado à legislação, há argumentos jurídicos contundentes para fundamentar a inclusão do ICMS no cálculo dos créditos de PIS/Cofins referentes aos bens e serviços de que trata o art. 3º, I e II, da Lei nº 10.833/2003, por integrar o ‘valor dos itens’ adquiridos no mês, na medida em que ‘faz parte da importância paga pelo comprador e recebida pelo vendedor na operação’, conforme entendimento pacificado pelo Supremo Tribunal Federal (RE 582.461)”. “Tal orientação, aliás, não foi modificada pela decisão do RE 574.706, no qual ‘cuidou-se da inclusão do ICMS na base de cálculo das contribuições PIS e Cofins, que têm natureza, estrutura normativa e finalidades diversas’ do ICMS, como esclarecido por ocasião do julgamento dos embargos declaratórios opostos pela União. Portanto, a interpretação do Fisco contraria não só a lei, mas também a jurisprudência do STF”, reforça.

O advogado tributarista diz, ainda, que o Parecer deixa claro que a restrição ao crédito decorre da finalização do julgamento dos embargos declaratórios pela Suprema Corte, por meio dos quais foram definitivamente rejeitadas as teses da União, que pretendia, inclusive, restringir a quantificação do indébito tributário aos valores agregados em cada etapa de circulação do produto ou serviço. “Para além de ser inviável a tentativa de rediscutir a questão por via transversa, mediante estorno de créditos, tratando-se de nova interpretação adotada pelo Fisco em decorrência do julgamento final do RE 574.706, sua eficácia deve ser prospectiva, alcançando apenas os fatos que venham ocorrer após a sua formalização com eficácia vinculante, em atenção ao princípio da segurança jurídica, refletido no art. 146 do Código Tributário Nacional”, avalia.

Notícias Relacionadas

Notícias

Penhora de conta conjunta só pode afetar a parte do devedor, diz STJ

Corte acolheu embargos de divergência e aplicou entendimento firmado em junho deste ano

Notícias

Nova lei deve reduzir filas do INSS

Programa prevê a retomada do bônus de produtividade aos funcionários