Notícias

Julgamento sobre a cobrança de terço de férias é adiado

Decisão pode render uma multa de R$ 80 bilhões para empresas

8 de abril de 2021

STF/Divulgação

Após um pedido de destaque do ministro Luiz Fux, o Supremo Tribunal Federal adiou, nesta quarta-feira (7), o julgamento no plenário virtual do caso que avalia a cobrança de valores retroativos do terço de férias, que poderia render uma multa de R$ 80 bilhões para empresas. Quando o caso for retomado, de forma presencial, o placar será zerado. Até a paralisação, eram quatro votos favoráveis à cobrança retroativa e cinco contrários.

Os ministros precisam decidir a modulação dos efeitos de uma decisão tomada pela Corte em agosto do ano passado. Naquela ocasião, o STF decidiu que é constitucional a cobrança de contribuição previdenciária sobre o terço de férias. Eles decidem a partir de quando poderão ser cobrados os valores retroativos.

Desde 2014, por força de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, empresas deixaram de incluir o terço de férias na base de cálculo das contribuições previdenciárias patronais.

Ao jornal O Globo, o tributarista Daniel Szelbracikowski, sócio da Advocacia Dias de Souza, afirmou que a suspensão foi positiva, porque é importante fomentar o debate presencial desse caso.

“Haverá de fato um sério problema se o STF não modular os efeitos de sua decisão que, na prática, alterou uma jurisprudência consolidada do STJ”, disse, explicando que o próprio Supremo entendia que não era sua competência analisar matéria infraconstitucional, e sim uma atribuição do STJ.

Ainda segundo Szelbracikowski, as empresas que deixaram de recolher as contribuições sobre o terço de férias o fizeram por causa da decisão do STJ. A mudança de entendimento do STF traz insegurança jurídica, por isso essa modulação é relevante.

“Ao mudar o entendimento repetitivo vigente, o STF afeta situações já consolidadas, o que sugere a modulação de seus efeitos para que valha apenas a partir de sua prolação, sob pena de reabrir todo esse passado, gerar ações rescisórias ou de cobrança da Fazenda Nacional em novo contencioso que pode perdurar por décadas, onerando o Judiciário e causando insegurança jurídica”, completou.

Notícias Relacionadas

Notícias

STF derruba desconto obrigatório em mensalidades de universidades

Para ministros, devem ser consideradas peculiaridades de cada situação

Notícias

Até alienação, credor pode pedir adjudicação a qualquer tempo

Decisão do STJ vale se não tiver ocorrido outra forma de expropriação do bem