Notícias

STF analisará possível reeleição de Maia e Alcolumbre

Para advogada, decisão final pode caber aos próprios parlamentares

12 de agosto de 2020

Marcello Casal JrAgência Brasil

O plenário do STF deve analisar em breve ação movida pelo PTB para barrar uma eventual reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). As eleições para o comando das Casas estão marcadas para fevereiro de 2021,

Ouvida pelo Correio Braziliense, a advogada constitucionalista Vera Chemim, mestre em Direito Público pela Fundação Getulio Vargas (FGV), diz que há uma grande possibilidade de o plenário do STF, na análise da ação do partido, concluir que se trata de uma questão a ser decidida pelo Parlamento. “Ou seja, o Supremo diria: ‘essa é uma questão interna corporis, que deve ser resolvida internamente pelo Congresso Nacional, e, portanto, nós não estaremos legislando, sendo melhor aguardar o Congresso debater sobre a possibilidade de uma PEC’”, afirmou.

A especialista aponta ainda outra possibilidade. “Como o Supremo é o guardião da Constituição, qual seria o outro caminho? O Supremo pode reafirmar que está no artigo 57 da Constituição que não pode haver uma recondução para o mesmo cargo, nas duas Casas do Congresso, em uma eleição subsequente que seja na mesma legislatura. O mesmo é dito, até com mais clareza, no parágrafo primeiro do artigo quinto do regimento interno da Câmara”, explicou.

Ainda de acordo com Chemim, se o Congresso decidir debater uma PEC sobre o assunto, o Supremo não poderá interferir, até que seja provocado para discutir a constitucionalidade da matéria.

 

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Burocracia e falta de políticas públicas favorecem habitações irregulares

Advogados destacam que problema atinge todas as classes sociais

Opinião

MP do Contribuinte Legal pode ter consequências adversas

Medida poderá deixar de fora litígios que versem sobre compensações tributárias