Notícias

Supremo vai retomar julgamento do marco temporal indígena

Placar está em 2 votos contra e um a favor da medida

25 de agosto de 2023

Na próxima quarta-feira (30), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomará a análise do processo referente à constitucionalidade do marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

A data foi marcada, nesta quinta-feira (24), pela presidente do STF, Rosa Weber, após o ministro André Mendonça liberar o processo para julgamento.

O julgamento foi suspenso em junho deste ano após pedido de vista feito por Mendonça, que tinha até 90 dias para devolver o processo para julgamento, de acordo com as regras internas do Supremo.

O placar está em 2 votos a 1 contra o marco temporal. Edson Fachin e Alexandre de Moraes se manifestaram contra o entendimento, e Nunes Marques se manifestou a favor.

No julgamento, os ministros discutem o chamado marco temporal. Pela tese, defendida por proprietários de terras, os indígenas somente teriam direito às áreas que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época. Os indígenas são contra o entendimento.

O processo que motivou a discussão trata da disputa pela posse da Terra Indígena (TI) Ibirama, em Santa Catarina. A área é habitada pelos povos Xokleng, Kaingang e Guarani, e a posse de parte da terra é questionada pela procuradoria do estado.

*As informações são da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Empresa de internet, independente da origem, deve se submeter à lei brasileira

Entendimento do STJ ocorreu em caso de professores investigados por suposto assédio sexual

Notícias

Decisão do STF sobre incidência do ICMS em mercadorias causa dúvidas

Rio Grande do Norte tentou validar a cobrança do imposto