Notícias

STJ bate recorde de processos recebidos

Até o dia 17, foram protocolados 419.544 processos, nova marca histórica

21 de novembro de 2023

Gustavo Lima/STJ

Mesmo em novembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já bateu o seu recorde de processos recebidos em um único ano. Até sexta-feira (17), foram protocolados 419.544 processos, superando a marca histórica de 408.770 registrada em 2021. Até o final do ano, a projeção é que a corte tenha recebido aproximadamente 465 mil novos casos – um incremento de cerca de 15% em relação a 2022.

De acordo com a Assessoria de Modernização Estratégica do STJ, apenas entre janeiro e o início de novembro deste ano, a média de distribuição de processos por relator foi de mais de 12 mil casos. As estatísticas também apontam como principais classes processuais recebidas pelo STJ o agravo em recurso especial (mais de 230 mil), o habeas corpus (mais de 70 mil) e o recurso especial (mais de 56 mil).

Como reflexo da alta carga de processos, o tribunal diz que enfrenta diversos desafios, a exemplo do cumprimento das Metas Nacionais do Poder Judiciário. Entre elas, estão a Meta 1 (julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente, excluídos os suspensos e sobrestados no ano corrente), a Meta 2 (identificar e julgar, até 31/12/2023, 99% dos processos distribuídos até 31/12/2019) e a Meta 5 (reduzir em 0,5 ponto percentual a taxa de congestionamento até 31/12/2023).

Também surgem dificuldades para manter a celeridade na autuação e na distribuição dos processos, com impactos evidentes no próprio julgamento dos casos recebidos pela corte.

Necessidade de desjudicialização

O STJ vem investindo na desjudicialização e em iniciativas que aumentem a racionalização do tráfego processual entre os tribunais do país.

Uma das linhas de atuação é a celebração de acordos de cooperação com instituições para evitar a interposição de recursos no STJ. Um desses acordos, firmado com a Advocacia-Geral da União (AGU), em junho de 2020, possibilitou que mais de 2,3 milhões de processos tivessem a sua tramitação abreviada nas instâncias de origem, impactando positivamente o estoque processual em todas as esferas da Justiça.

Em outra frente de atuação, na esfera legislativa, uma das principais ferramentas em favor da gestão processual no STJ foi a Lei 11.672/2008, que instituiu o sistema de recursos repetitivos. Posteriormente, o Código de Processo Civil de 2015 incorporou essa técnica de julgamento de demandas de massa. Em 2023, a Lei dos Repetitivos completou 15 anos, ao mesmo tempo em que o STJ atingiu mais de 900 acórdãos julgados por essa sistemática e reforçou o objetivo de ampliar ainda mais a formação de precedentes qualificados.

*Com informações do STJ

Foto: Gustavo Lima/STJ

Notícias Relacionadas

Notícias

Projeto de lei não prevê prisão para quem recusar vacina

Projeto propõe definição de público prioritário para campanha de imunização

Notícias

Apuração de improbidade não se submete a regra de foro especial

STJ decidiu que investigação do MP não violou competência do TJ