Notícias

STF suspende multa de acordo de leniência da Odebrecht

Empresa poderá rever termos de acerto perante PGR, CGU e AGU

1 de fevereiro de 2024

Ministro Dias Toffoli. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu pedido da Novonor (ex-Odebrecht) e suspendeu o pagamento de multas de R$ 8,5 bilhões impostas à empresa, referentes ao acordo de leniência firmado com o Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da “lava jato“.

A decisão de Toffoli autoriza a empresa a promover, perante a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU), a reavaliação dos termos de seu acordo. Possibilitando assim “a correção das ilicitudes e dos abusos identificados”, conforme alegou a Novonor no pedido feito ao STF na Petição (PET) 11972.

Toffoli adotou o mesmo princípio que permitiu ao grupo J&F ter suas multas suspensas e seu acordo revisto em razão de supostos abusos cometidos quando da celebração dos termos junto ao MPF.

Ele determinou que todas as obrigações patrimoniais impostas à empresa, bem como os termos do acordo devem ser suspensos até que o grupo possa ter acesso integral às informações obtidas a partir da Operação Spoofing. Isso, no sentido de que teria havido conluio entre o juízo processante e o órgão de acusação no âmbito da “lava jato”. Segundo o relator, deve-se oferecer condições ao grupo “para que avalie, diante dos elementos disponíveis coletados na Operação Spoofing, se de fato foram praticadas ilegalidades”.

Com informações do STF

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Notícias Relacionadas

Notícias

Polícia pode pedir dados ao Coaf sem autorização judicial

Ministro Cristiano Zanin cassou decisão do Superior Tribunal de Justiça

Notícias

Troca de ministro na Argentina não deve resolver crise

Para professor, há desconfiança se governo cumprirá compromissos