Notícias

Proposta de nova Constituição não se sustenta, dizem advogados

Inspirado no Chile, deputado sugeriu plebiscito sobre o tema

3 de novembro de 2020

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), sugeriu na semana passada um plebiscito para consultar a população sobre a possibilidade da elaboração de uma nova Constituição. A declaração ocorreu durante videoconferência promovida pela Academia Brasileira de Direito Constitucional.

O deputado se inspirou na convocação de uma assembleia constituinte no Chile, que no último domingo decidiu nas urnas que o país terá uma nova Carta Magna.

A ideia foi logo rechaçada por juristas e políticos. O vice-presidente Hamilton Mourão também se mostrou contrário à medida.

Advogados avaliam que a proposta de Barros não se sustenta.

“Na vigência de nossa atual Constituição Federal mostra-se inconstitucional qualquer iniciativa – ainda que sob a perspectiva plebiscitária – tendente a convocar uma nova Assembleia Nacional Constituinte, na medida em que o texto da Lei Maior conferiu ao legislador apenas o poder reformador, desde que observados os óbices contidos em seu artigo 60, segundo o qual não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e periódico, a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais (chamadas cláusulas pétreas), sob pena de evidente e inoportuno comprometimento da estabilidade da nossa jovem Democracia”, opina o advogado constitucionalista e criminalista Adib Abdouni.

Abdouni afirma, ainda, que somente um quadro grave de instabilidade política, econômica e institucional, de desarmonia entre os Poderes da República ou de convulsão social poderiam, em tese, “impulsionar a convocação de uma Constituinte”.   

Já a advogada constitucionalista Vera Chemim entende que a reelaboração de uma Constituição afronta os próprios dispositivos constitucionais da Carta Magna de 1988, além de contrariar o artigo 3º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

“O tema é delicado e particularmente relevante, uma vez que envolve simultaneamente elementos de natureza histórica, política e sobretudo jurídica. Do ponto de vista jurídico, os dispositivos constitucionais remetem a obstáculos formais e materiais, tornando ainda mais distante a hipótese de criar uma nova Constituição, até porque já existem mecanismos para a sua modificação tais como as Emendas Constitucionais e a revisão constitucional prevista no ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias), sem olvidar o mecanismo ‘informal’ da mutação constitucional que remete a uma nova interpretação dos seus dispositivos pela mais alta Corte do Poder Judiciário”, explica a advogada.

Chemim destaca, ainda, que a suposta constatação de que os dispositivos da Constituição preveem somente direitos individuais e não deveres não justifica a elaboração de uma nova Carta.

“A despeito de tais limitações que podem ser saneadas por meio do mecanismo da interpretação, o texto constitucional e o ADCT impõem limitações materiais e formais ao Constituinte Derivado. Finalmente, no que se refere ao elemento temporal, o ADCT já previu a sua ‘revisão’, cinco anos após a sua promulgação em 1988. Partindo do pressuposto de que a atual Carta Magna apresenta supostas falhas e não espelha a realidade política brasileira, conforme tese de Ferdinand Lassale, posteriormente contrariada por Konrad Hesse, há que se reconhecer que existem mecanismos políticos e jurídicos que podem ser concretizados, tanto pelos Poderes Políticos (Executivo e Legislativo), quanto pelo Poder Judiciário (via STF) para a garantia de sua efetividade perante a sociedade brasileira”, conclui.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Financiamento continua mesmo com o fim do contrato por defeito de carro

Para STJ, instituição financeira não deve responder por prejuízos do produto

Notícias

Recuperação judicial pode ser suspensa se empresa não comprovar regularidade fiscal

Terceira Turma do STJ confirmou entendimento já apresentado em outubro