Notícias

Financiamento continua mesmo com o fim do contrato por defeito de carro

Para STJ, instituição financeira não deve responder por prejuízos do produto

2 de fevereiro de 2022

Por meio do RESP nº 1.946.388, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) consolidou entendimento de que o fim do contrato de compra e venda de veículo por defeito não extingue o contrato de financiamento.

A hipótese cabível no julgamento em questão está atrelada ao consumidor que celebra o contrato de financiamento junto à instituição diversa da montadora – aquela que não integra o mesmo grupo econômico.

Letícia Piasecki Martins, sócia do escritório Meira Breseghello Advogados, avalia a determinação como fundamental. “Em que pese se tratar de contratos coligados, ou seja, que se encontram em relação de dependência unilateral ou recíproca, a ineficácia superveniente de um dos negócios não tem o condão de unificar os efeitos da responsabilização civil, constituindo negócios jurídicos com características próprias”, analisa.

Ainda de acordo com a advogada, “isso significa, portanto, que a instituição financeira não deve responder por prejuízos do produto que rescindem o contrato de compra e venda”.

A advogada conclui. “Nesse sentido, prevalece o entendimento da Corte, de que a instituição responde apenas pelos eventuais prejuízos decorrentes dos serviços exclusivamente financeiros prestados ao contratante, sendo que, havendo discussão apenas relacionado ao produto (veículo), o contrato de financiamento não pode ser extinto”.

Notícias Relacionadas

Notícias

Policial dever ter pena-base por extorsão ampliada, diz STJ

Para 6ª Turma, a condição profissional do réu implica maior reprovabilidade da conduta

Notícias

Aplicativo TJSP Mobile ganha novas funcionalidades

Programa está disponível na App Store e no Google Play