Notícias

Pedido para investigar envio de Pix a Bolsonaro é encaminhado à PF

STF atendeu solicitação feita por senadores e deputada federal

7 de novembro de 2023

jair bolsonaro, bolsonaro - Isac Nóbrega/PR

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e encaminhou à Polícia Federal petição apresentada por parlamentares para apurar possíveis ilícitos praticados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro relacionados à remessa de dinheiro por apoiadores, via Pix, no primeiro semestre de 2023. O objetivo é analisar a eventual conexão de provas entre esses fatos e o Inquérito (INQ) 4874, que apura a existência de milícias digitais antidemocráticas e seu financiamento.

No pedido, os senadores Randolfe Rodrigues, Fabio Contarato e Jorge Kajuru e a deputada federal Jandira Feghali solicitam que as remessas de Pix, de cerca de R$ 17 milhões, para ajudar Bolsonaro a pagar multas judiciais, sejam investigadas no contexto do INQ 4874. No início de outubro, o ministro Alexandre enviou o caso à PGR, a quem cabe requerer investigação nas hipóteses de competência criminal do STF, que se manifestou pelo encaminhamento da representação à Coordenação de Inquéritos nos Tribunais Superiores da PF.

O órgão, em sua manifestação, entendeu que há elementos suficientes para justificar a necessidade de aprofundamento da investigação.

Íntegra da decisão.

 

 

*Com informações do STF

Foto: Isac Nóbrega/PR

Notícias Relacionadas

Notícias

TST lança nova sala de imprensa virtual

Página reúne informações úteis para jornalistas que cobrem o dia a dia do Tribunal

Notícias

Maioria dos bolsonaristas não apoia golpe militar, diz estudo

Pesquisa qualitativa da Uerj e do Iree ouviu grupos no Rio, São Paulo, Goiânia, Curitiba, Belém e Recife