Notícias

Maioria dos bolsonaristas não apoia golpe militar, diz estudo

Pesquisa qualitativa da Uerj e do Iree ouviu grupos no Rio, São Paulo, Goiânia, Curitiba, Belém e Recife

20 de agosto de 2021

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Pesquisa qualitativa “Bolsonarismo no Brasil”, realizada pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (Iree), apontou que são poucos os apoiadores do presidente da República que defendem um golpe militar.

“Os bolsonaristas não apoiam, de forma majoritária, a intervenção militar, apesar de terem simpatia pelos militares e uma visão benigna do que foi a ditadura no país”, disse à Folha de S.Paulo João Feres, coordenador do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj e coautor da pesquisa, ao lado de Carolina de Paula, também do laboratório, e Walfrido Warde Jr. e Rafael Valim, do Iree.

Segundo os organizadores do estudo, foram ouvidos 24 grupos focais no Rio de Janeiro, em São Paulo, Goiânia, Curitiba, Belém e no Recife, com eleitores de Bolsonaro arrependidos e fiéis, evangélicos e não evangélicos, entre os dias 15 e 30 de maio deste ano.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Projetos da CCJ da Câmara tentam limitar o poder do STF

Para advogado, propostas “resvalam em inconstitucionalidade”

Notícias

Burocracia e falta de políticas públicas favorecem habitações irregulares

Advogados destacam que problema atinge todas as classes sociais