Notícias

Justiça condena União a indenizar família de médico vítima de Covid

Profissional atuou na linha de frente de tratamento dos pacientes em Joiville

11 de outubro de 2022

A União foi condenada a pagar R$ 160 mil aos familiares de um médico de Joinville que atuou na linha de frente de tratamento dos pacientes de Covid-19 e morreu 19 dias depois de ter sido internado em decorrência da doença. A sentença é do Juízo da 2ª Vara Federal do município, e foi proferida na última sexta-feira (7).

A indenização foi instituída em março de 2021 pela Lei nº 14.128 para profissionais e trabalhadores de saúde que, durante o período de emergência de saúde pública de importância nacional decorrente da disseminação do novo coronavírus, trabalharam no atendimento direto a paciente ou realizaram visitas domiciliares.

De acordo com o processo, o médico era empregado público e trabalhava na unidade de pronto atendimento de Joinville. Ele exerceu as funções até 5 de dezembro de 2020, contraiu Covid e foi internado no dia 10, falecendo em 29 de dezembro, aos 46 anos. A ação foi proposta em dezembro de 2021 pela esposa, por uma filha e por um filho do profissional vítima da doença.

“É inegável que o exercício da atividade de plantonista em unidade de pronto atendimento em período de pandemia dá ensejo ao pagamento das indenizações pretendidas, notadamente porque esse tipo de estrutura em que laborava o falecido é o local onde costumam aparecer os casos emergenciais aos quais o profissional da área da saúde fica exposto”, afirma trecho da sentença.

O Juízo refutou os argumentos da defesa da União, que, entre outras alegações, sustentou que a lei teria problemas constitucionalidade e ainda não teria sido regulamentada. A norma foi julgada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

Sobre a falta de regulamentação, a Justiça entendeu que “a administração pública deve cumprir o que a lei enunciar, ainda que o dirigente não tenha editado um útil, mas desnecessário regulamento, ou que ele discorde do conteúdo da lei”.

Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Impenhorabilidade de depósitos bancários não se aplica a empresas

Terceira Turma do STJ reafirmou entendimento ao julgar recurso especial de devedores

Notícias

Julgamento sobre marco temporal pode ser retomado neste semestre

Declaração da ministra Rosa Weber ocorreu em visita à aldeia no Amazonas