Notícias

Grupo de empresas defende manutenção de empregos

Advogada destaca custos da demissão, como indenização, férias e aviso prévio

9 de abril de 2020

Em meio à pandemia do coronavírus e o risco de desemprego, o movimento “Não demita”, lançado por um grupo de empresários, tem como objetivo conscientizar empregadores sobre a importância de manter seus quadros de funcionários pelos próximos dois meses.

A iniciativa conta com o apoio de grandes empresas como Bradesco, Magazine Luiza, Grupo Pão de Açúcar, C&A, JBS, Natura e Porto Seguro, entre outras.

Ao R7, a advogada especializada em Direito do Trabalho, Cristina Buchignani, do Costa Tavares Paes, elogiou a iniciativa. Para ela, é necessário considerar os custos de uma demissão, “que são bastante elevados e implicam no esvaziamento do caixa da empresas”.

A advogada explica que em uma rescisão contratual normal, por iniciativa do empregador, no caso de funcionários que tenham mais de um ano de contrato vigente, é preciso pagar o saldo de salário, aviso prévio, o 13º proporcional (5 meses), férias vencidas, férias proporcionais, com mais um terço constitucional.

Além destes custos citados acima, ela lembra que é necessário pagar ainda o depósito do Fundo de Garantia, além da indenização rescisória, que somam 40% sobre todos os depósitos efetivados na conta do FGTS durante a vigência do contrato. “Quanto mais antigo o empregado, maior será este valor”, destaca.

Notícias Relacionadas

Notícias

STF anula condenação por ingresso domiciliar ilegal

Ministro apontou violação ao direito fundamental da inviolabilidade domiciliar

Notícias

Limite de desconto para consignado também vale para previdência complementar

Decisão do STJ ocorreu em caso de empréstimo para aposentado