Notícias

Estupro contínuo de vulnerável deve ter pena aumentada

Para STJ, não é preciso saber exatamente a quantidade de atos sexuais praticados

26 de outubro de 2023

Em casos de estupro de vulnerável cometido de maneira continuada, é possível aumentar a pena na fração máxima de dois terços mesmo sem saber exatamente a quantidade de atos sexuais praticados contra a vítima.

Esse foi o entendimento da Terceira Seção do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que estabeleceu tese sob o rito dos recursos repetitivos para resolver a questão. O enunciado é vinculante e deve ser aplicado nas instâncias ordinárias.

No caso julgado, ocorreu a chamada continuidade delitiva, cuja aplicação da pena é orientada pelo artigo 71 do Código Penal. A lei, apesar da ocorrência de vários atos criminosos, autoriza que se aplique a pena de um só dos crimes — o mais grave —, aumentada de um sexto a dois terços.

A jurisprudência do STJ, por ausência de critérios mais objetivos delineados pelo legislador, se firmou no sentido de que seriam necessárias sete ou mais repetições para ser aumentada a pena na fração máxima.

Incertezas

A aplicação dessa posição nos casos de estupro de vulnerável, porém, é polêmica porque nem sempre é possível identificar com certeza a quantidade de atos praticados contra a vítima. Dessa maneira, a utilização ou não da fração máxima pelo crime continuado era alvo de controvérsia.

A ministra Laurita Vaz, relatora da matéria, propôs tese no sentido de que é possível ao julgador presumir, com base nas informações de cada caso, se a quantidade de estupros praticados contra a pessoa vulnerável ultrapassou sete. Isso dependerá, por exemplo, do período de tempo em que a vítima foi submetida ao crime e da recorrência dos atos.

A tese firmada foi a seguinte: “No crime de estupro de vulnerável, é possível aplicação da fração máxima de majoração prevista no artigo 71, caput, do Código Penal, ainda que não haja delimitação precisa do numero de atos sexuais praticados, desde que o longo período de tempo e a recorrência das condutas permita concluir que houve sete ou mais repetições.”

O entendimento foi estabelecido em dois casos em que foi possível concluir pela majoração na fração máxima. Em ambos, as vítimas eram menores de 14 anos e foram estupradas por seus padrastos.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Conselho de Serviço Social fixa regras para combater discriminação racial

Medida, que também estabelece penalidades, foi publicada no Diário Oficial da União

Notícias

MP 927 perde validade nesta segunda-feira

Tudo que foi pactuado durante sua vigência é válido, diz juiz