Notícias

Empresa não é obrigada a afastar funcionário com sintomas gripais

Advogado recomenda a definição de protocolos de segurança e saúde próprios por parte das empresas

13 de julho de 2022

máscara e notebook

O número de casos de Covid-19 vem aumentando nas últimas semanas. Uma dúvida que surge entre as empresas e funcionários é sobre o afastamento das atividades profissionais.

De acordo com o advogado trabalhista e sócio do escritório BHC Advogados, Gustavo Hitzschky, após o encerramento do Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), oficializado em abril pelo Ministério da Saúde, as empresas estão isentas do cumprimento das regras antes em vigor pela pandemia. Dessa forma, não é obrigatório o afastamento dos funcionários por sintomas gripais antes do teste da Covid.

“No caso de testagem positiva para Covid, rege o bom senso: a empresa deverá afastar o empregado. Entretanto, se ele já estiver trabalhando em home office, até que haja um atestado médico determinando o descanso do trabalhador, a empresa não é obrigada a abonar os dias que o empregado não prestou os seus serviços à organização”, esclareceu o advogado.

Apesar da desobrigação do afastamento, Gustavo recomenda a definição de protocolos de segurança e saúde próprios por parte das empresas como medida de prevenção. “Quando foi anunciado o fim do estado de emergência, foi também destacado que nenhuma política pública de saúde seria interrompida até que fosse estabelecido um plano de transição. Assim, para se evitar o contágio aos demais empregados, o ideal é que as empresas continuem a afastar os seus funcionários com sintomas suspeitos de Covid”.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Especialista alerta para principais golpes na internet

País fechou o ano de 2021 com 4 milhões de fraudes do gênero

Notícias

AGU defende fim de pena menor para militares acusados de estupro

Ação pretende derrubar regra do Código Penal Militar