Notícias

Ausência de Celso de Mello pode favorecer Lula, diz advogada

Julgamento de suspeição de Moro deve ser concluído nos próximos meses

26 de agosto de 2020

Ricardo Stuckert/Divulgação

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) deverá julgar, nos próximos meses, o processo que trata da suspeição do ex-juiz Sergio Moro na condenação do ex-presidente Lula no caso do triplex no Guarujá. Os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia já se posicionaram contra o habeas corpus apresentado pela defesa do petista. Faltam, no entanto, ainda Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello. Mello se aposenta em 1° de novembro e tirou licença médica.

À Revista Oeste, a advogada constitucionalista e mestre em direito público administrativo pela FGV Vera Chemim explicou que o cenário favorece Lula.

“Com a ausência de Celso de Mello, as chances de Moro ser declarado suspeito são maiores. Há um sinal claro de que Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski vão declarar a parcialidade de Moro. Caso Celso de Mello não participe do julgamento, teremos um empate. E, do ponto de vista processual penal, isso favorece Lula porque, na dúvida, o réu é beneficiado”, esclareceu. “Agora, se Celso de Mello estiver na jogada, fica difícil prever, porque ele já deu decisões a favor e contra a Lava Jato”.

Na hipótese de suspeição, os atos de Sergio Moro no processo do apartamento atribuído ao ex-presidente podem ser anulados.

Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

Mudança no compartilhamento de dados gera divergências

Advogado aponta insegurança jurídica e falta de transparência

Notícias

Decisão do STF sobre a jornada 12×36 é positiva

Corte considerou que flexibilização não afronta os preceitos constitucionais