Notícias

Mudança no compartilhamento de dados gera divergências

Advogado aponta insegurança jurídica e falta de transparência

24 de junho de 2020

O governo publicou no último dia 19 o Decreto nº 10403/2020, que altera a governança no compartilhamento de dados no âmbito da Administração Pública Federal e institui o Cadastro Base do Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados.

A medida causou divergências entre advogados especialistas no tema.

O advogado Lucas Paglia, especialista em proteção de dados e sócio fundador da P&B Compliance, avalia que as novas regras causam insegurança jurídica e também falta de transparência. “Hoje há uma preocupação enorme com a privacidade e compartilhamento de dados. O compartilhamento amplo, como é abordado no decreto, vai em direção oposta ao que vem defendendo as correntes mais modernas sobre o assunto”, disse.

Para Matheus Campos, do Rocha Marinho e Sales Advogados, o decreto possibilita ao poder público, por exemplo, tratar e compartilhar internamente características biológicas e comportamentais dos cidadãos como palma da mão, digitais, retina, íris dos olhos, formato da face e a maneira de andar.

“Pela sua natureza, o decreto gera discussões sobre possíveis riscos no tratamento dos dados, posto que aparentemente se opõe a princípios trazidos pela Lei nº 13.709/18 (LGPD). Nesse sentido, visto que ficará à disposição do poder público um grande aparato de dados pessoais dos indivíduos, será necessário um cuidado especial com relação à destinação dessas informações, evitando-se vazamentos”, afirmou.

Alexandre Zanotta e Fernando Sotto Maior, do WZ Advogados, entendem que o Comitê Central de Governança assumiu o papel de ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) no poder público federal.

Notícias Relacionadas

Notícias

ADI de Bolsonaro contraria entendimento do STF, dizem advogados

Presidente discorda de medidas que restringem mobilidade e atividade econômica