Notícias

Mulher indenizará ex-marido após batizar filhos sem avisá-lo

Valor de R$ 5 mil foi determinado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo

17 de novembro de 2023

Uma mulher que decidiu batizar os filhos sem comunicar o ex-marido terá de pagar uma indenização de R$ 5 mil ao ex-companheiro. A decisão é da 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Segundo os autos, as partes possuem guarda compartilhada dos filhos e a genitora, sem comunicar o ex-marido, decidiu batizar as crianças. Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Carlos Alberto de Salles, pontuou que, de acordo com o divórcio celebrado entre as partes, ambos são responsáveis pelas decisões acerca da criação, educação, saúde e lazer dos filhos, independentemente a quem seja atribuída a residência das crianças.

“Fica evidente, assim, que a apelada descumpriu um dos deveres que lhe competia como guardiã das crianças, ou seja, dar oportunidade para que o pai não só questionasse a religião por ela escolhida aos filhos, como para que comparecesse, juntamente com sua família, à celebração”, afirmou.

O magistrado destacou a importância do momento e ressaltou que o pai é presente na vida dos filhos conforme reconhecido pela própria apelada. “Ao ignorar o direito paterno de participar da decisão e do evento, a genitora praticou ato ilícito, por omissão, ainda que não tenha agido de forma dolosa. E os danos sofridos pelo autor por ser deliberadamente excluído de parte da vida das crianças, juntamente com os parentes paternos, são notórios”, concluiu.

Os desembargadores João Pazine Neto e Donegá Morandini participaram do julgamento, de votação unânime.

*Com informações do TJSP

Notícias Relacionadas

Notícias

Estados não têm competência para cobrar ITCMD de doações no exterior

Decisão só deve produzir efeitos a contar da publicação do acórdão

Notícias

Anuência dos herdeiros com habilitação de crédito em inventário deve ser expressa

Para Terceira Turma do STJ, silêncio não pode ser interpretado como anuência tácita