Notícias

STF condena três réus nas primeiras ações penais do 8 de janeiro

Eles deverão pagar indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos

15 de setembro de 2023

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou na quinta-feira (14) as três primeiras ações penais instauradas contra pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Por maioria, o colegiado seguiu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, e condenou Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar e Matheus Lima de Carvalho Lázaro pela prática dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Os três réus foram acusados pelo Ministério Público Federal (MPF), respectivamente, no âmbito das Ações Penais (APs) 1060, 1502 e 1183, todas julgadas procedentes pela Corte.

Para Aécio Lúcio e Matheus Lima foi imposta a pena de 17 anos de prisão, e para Thiago Mathar a sanção foi de 14 anos. Os três foram condenados também ao pagamento de 100 dias-multa, cada um no valor de 1/3 do salário mínimo.

Eles ainda terão que pagar indenização a título de danos morais coletivos no valor de R$ 30 milhões, a ser quitado de forma solidária com todos os que vierem a ser condenados.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

*Com informações do STF

Notícias Relacionadas

Notícias

Contraditório não pode ser excluído em produção antecipada de prova

STJ tornou sem efeito decisão do juízo de primeira instância

Notícias

MP que regulamenta o trabalho híbrido traz maior segurança jurídica

Para advogados, mudanças são positivas e deixam mais claros conceitos sobre home office