Notícias

STF abre inquérito contra Moro para apurar fraude em delação

Ex-deputado Tony Garcia diz ter sido obrigado a gravar pessoas de forma ilegal

15 de janeiro de 2024

FABIO RODRIGUES POZZEBOM / AGÊNCIA BRASIL

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou a abertura de inquérito contra o senador e ex-juiz Sergio Moro e procuradores que atuaram no acordo de delação premiada do ex-deputado estadual paranaense Tony Garcia, em 2004. As informações são do blog da jornalista Daniela Lima, da Globonews.

Moro nega ter havido qualquer ilegalidade e diz que o instrumento da colaboração premiada, na ocasião, não tinha o mesmo regramento legal do de hoje.

Tony Garcia diz ter sido obrigado a gravar pessoas de forma ilegal. Para a PF, há indícios de que “a colaboração premiada foi desvirtuada de forma a funcionar como instrumento de chantagem e de manipulação probatória”.

Ainda segundo os investigadores, é preciso avançar no procedimento investigatório para apurar se não houve o suposto cometimento de crimes de concussão, fraude processual, coação, organização criminosa e lavagem de capitais.

Tanto a PF quanto a PGR pediram nominalmente a inclusão de Moro, sua mulher, Rosângela Moro, e procuradores que atuaram no acordo de Tony e na “lava jato” como investigados.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

STJ mantém prisão preventiva que já dura dez anos

Para Corte, demora da tramitação do processo se deve à interposição de inúmeros recursos

Notícias

STJ afasta responsabilidade de loja por fraude em cartão de crédito

Para Corte, jurisprudência só se aplicava aos lojistas em casos mais antigos