Notícias

Partido Liberal questiona no STF reestruturação da AGU

Partido critica criação da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia

6 de novembro de 2023

O Partido Liberal (PL) questiona, no Supremo Tribunal Federal (STF), o decreto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que reestruturou a Advocacia-Geral da União (AGU) e criou um setor responsável pelo enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1093 foi distribuída ao ministro Dias Toffoli.

O Decreto 11.328/2023 cria a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia da Advocacia-Geral da União, a quem cabe representar a União em demandas e procedimentos relativos à matéria. Para o partido, a medida fere direitos e garantias fundamentais do cidadão, em especial a liberdade de expressão, de opinião e de imprensa, ao atribuir à Procuradoria a competência para avaliar e julgar o que é crítica e o que é “desinformação”.

Segundo a legenda, a única forma de avaliar se uma ideia é errônea e identificar descrições que não se adequem à realidade é a troca livre, ampla e democrática de opiniões e informações. O partido pede a concessão de liminar para suspender os efeitos da norma e, no mérito, que o STF declare o dispositivo inconstitucional.

*Com informações do STF

Notícias Relacionadas

Opinião

Liberdade de expressão e a responsabilidade dos provedores

Direito de manifestação não deve servir à alimentação do ódio e à intolerância