Notícias

Padrasto do menino Joaquim é condenado a 40 anos de prisão

Morte ocorreu em 2013; mãe foi inocentada

23 de outubro de 2023

menino joaquim, Guilherme Longo

A 2ª Vara do Júri da Comarca de Ribeirão Preto condenou Guilherme Raymo Longo, padrasto do menino Joaquim (foto), morto em 2013, quando tinha três anos de idade, a 40 anos de reclusão, em regime inicial fechado, mantendo-se o decreto de prisão preventiva. O réu foi condenado pelo crime de homicídio qualificado: motivo fútil, emprego de meio cruel, uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, além de ser praticado contra pessoa menor de quatorze anos de idade (artigo 121, § 2º, incisos II, III e IV, e § 4º, parte final do Código Penal).

Na época do crime, o corpo foi encontrado em um rio, na cidade de Barretos, cinco dias após notificação de seu desaparecimento. A mãe, Natália Mingoni Ponte, foi absolvida.

Ao longo dos seis dias do julgamento, presidido pelo juiz José Roberto Bernardi Liberal, foram ouvidas 31 testemunhas, além do interrogatório dos réus. No sábado (21), às 10h, os trabalhos foram iniciados com os debates: duas horas e meia para a acusação (divididas entre o integrante do Ministério Público e o assistente de acusação) e duas horas e meia para a defesa (tempo utilizado pelos advogados dos réus). Na sequência, foram mais duas horas de réplica e tréplica para cada lado. Após, os sete jurados se reuniram na sala secreta para a votação dos quesitos, considerando a mãe inocente e o padrasto culpado. Por fim, o juiz proferiu a sentença e o julgamento foi encerrado por volta de 22h15.

*Com informações do TJSP

Foto: Reprodução

Notícias Relacionadas

Notícias

Guia de compliance americano influencia empresas no Brasil

Documento alerta para a importância do gerenciamento de riscos de terceiros

Notícias

Aplicativo de transporte não responde por assalto cometido por passageiro

Para STJ, configura-se caso fortuito externo à atuação da empresa