Notícias

Ministro diz que liminar não impede andamento de ações trabalhistas

Suspensão abrange processos em que a única pendência recai sobre a aplicação da TR ou do IPCA-E

3 de julho de 2020

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Após medida cautelar ajuizada pela Procuradoria-Geral da República, o ministro Gilmar Mendes, do do Supremo Tribunal Federal, esclareceu a liminar concedida sobre as ações relacionadas ao índice de correção monetária de dívidas trabalhistas no país.

Mendes afirmou que a liminar “não impede o regular andamento de processos judiciais, tampouco a produção de atos de execução, adjudicação e transferência patrimonial no que diz respeito à parcela do valor das condenações que se afigura incontroversa pela aplicação de qualquer dos dois índices de correção”.

Ao site ConJur, o advogado Antonio Carlos Aguiar, sócio do Peixoto & Cury Advogados, disse que não há dúvida de que, para segurança jurídica, essa questão deva ser definitivamente resolvida. De acordo com ele, com a explicação feita na medida cautelar, fica claro “que a Justiça do Trabalho não vai parar” — diferentemente, portanto, da forma como a questão vinha sendo interpretada.

Fernando Cha, advogado trabalhista no Chiarottino e Nicoletti Advogados, afirmou que o mesmo tema foi matéria de debate em momento anterior. Isso porque a Lei nº 8.177/91 estabelecia a TR (Taxa Referencial) como índice aplicável aos débitos trabalhistas. A aplicação da lei havia sido chancelada pelo Supremo Tribunal Federal, na RCL nº 22012 e pelo Conselho Nacional de Justiça, na Resolução nº 8/2005. “Assim, para pacificar a discussão sobre o tema, a ‘reforma trabalhista’ produzida pelo Poder Legislativo, em novembro 2017, determinou a aplicação da TR. Porém, a Justiça do Trabalho entende que tal índice não é capaz de garantir a recomposição inflacionária em prol do trabalhador e, por isso, vem aplicando o IPCA-E”, explica.

Cha afirma que conflito de entendimentos divide a comunidade jurídica, já que uma parcela entende que a TR deve ser afastada porque é prejudicial ao trabalhador, enquanto outra defende que a Justiça do Trabalho deve respeitar o índice de correção monetária definido pelo Legislativo.

Os advogados dizem que a suspensão prevista na liminar concedida por Gilmar Mendes só abrange os processos em que a única pendência recai sobre a aplicação da TR ou do IPCA-E para a correção monetária dos débitos trabalhistas. Dessa forma, eles entendem que está resguardada a garantia de celeridade processual.

 

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF 

Notícias Relacionadas

Notícias

STJ decidirá se Itália deve fornecer íntegra do processo contra Robinho

Recurso foi interposto contra decisão monocrática do relator, ministro Francisco Falcão

Notícias

Piso salarial da enfermagem deve ocorrer de forma regional e por negociação coletiva

Plenário do STF decidiu que o negociado deve prevalecer sobre o legislado