Notícias

Ministro determina alteração na tributação pelo ICMS do etanol hidratado

Reajuste deve garantir o diferencial competitivo desse combustível em patamar igual ou superior à gasolina

20 de setembro de 2022

Posto BR Petrobras/Divulgação

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou aos estados, ao Distrito Federal e ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) que alterem a tributação pelo ICMS do etanol hidratado, a fim de garantir o diferencial competitivo desse combustível em patamar igual ou superior à gasolina comum. A alteração deve ter como referencial a data de 15 de maio de 2022. A decisão, proferida a partir de petições apresentadas na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7164, fundamentou-se na Emenda Constitucional (EC) 123/2022, que prevê a competitividade dos biocombustíveis

Em compensação financeira a essa determinação, a União deverá deduzir, das parcelas das dívidas dos estados e do DF, as perdas de arrecadação decorrentes da redução da alíquota superiores a 5% em relação a 2021, independentemente de formalização de aditivo contratual.

O ministro também prorrogou por 30 dias o prazo de cumprimento de decisão anterior em relação ao etanol anidro e ao biodiesel e concedeu prazo adicional, também de 30 dias, para que os estados e o DF implantem o regime monofásico previsto na Lei Complementar 192/2022. Nesse regime, o ICMS passa a ser recolhido uma vez na cadeia produtiva dos combustíveis.

Foto: Posto BR Petrobras/Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

IPCOM promove evento gratuito sobre a Lei 14.803

Legislação altera o prazo para a opção de tributação dos planos de previdência complementar

Notícias

Polícia pode pedir dados ao Coaf sem autorização judicial, reitera STF

Colegiado manteve decisão do ministro Cristiano Zanin que anulou ato do STJ