Notícias

Livro #Supremologia, de Daniel Vila-Nova, será lançado no STF

Obra propõe agenda pública e transparente de estudos sobre a Suprema Corte

5 de dezembro de 2023

O jurista Daniel Augusto Vila-Nova Gomes lança nesta quarta-feira (06) o livro #Supremologia: o Supremo Tribunal Federal nas encruzilhadas do direito e da política no Brasil, publicado pela editora Amanuense. O evento será às 18h no Supremo Tribunal Federal (STF).

A obra propõe uma agenda pública, abrangente, transparente, aberta, plural, institucionalizada e colaborativa de estudos sobre a Suprema Corte brasileira. O objetivo é identificar eventuais lacunas na compreensão a respeito dela e definir critérios que permitam uma leitura mais sistematizada e qualificada sobre os trabalhos do tribunal.

“A principal contribuição do livro é a tentativa de fugirmos de uma crônica institucional que tem dificuldades de lidar com o STF para além do resultado dos julgamentos”, afirma o autor. A obra conta com prefácio do ministro do STF Gilmar Mendes e texto de orelha do professor Joaquim Falcão.

#Supremologia traz dados encontrados durante pesquisa de doutorado de Daniel Vila-Nova no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ao revisar os artigos científicos sobre o STF publicados nos últimos 20 anos, o autor verificou que o número de publicações cresceu consideravelmente nesse período. De 2004 a 2008, foram encontrados apenas seis artigos sobre o Supremo registrados na plataforma SciELO, que reúne as principais publicações científicas do Brasil. Entre 2019 e 2022 foram 128 artigos, 21 vezes mais. Se feito o recorte pós-pandêmico, de março de 2020 a maio de 2023, foram publicados mais de 100 artigos (o equivalente a cerca de um terço de toda a produção das últimas duas décadas na plataforma SciELO).

Variação de temas

Outra descoberta é que o STF não é tema de estudo apenas do direito e da política. Sua atuação aparece, direta ou indiretamente, em revistas sobre temas como saúde, antropologia, religião, sexualidade e bioética.

Daniel Vila-Nova conta que, no decorrer das pesquisas, era muito comum observar uma espécie de ambivalência quando os autores dos estudos se referiam ao tribunal. “Quando a posição do articulista era favorável à decisão à qual o tribunal chegava, na grande maioria das situações a conclusão era de que a decisão do Supremo havia sido técnica. Mas quando a decisão se desviava da perspectiva da pessoa que analisava, uma das formas de criticar a atuação do tribunal era tachá-la de política. Sempre tive muito desconforto com isso, porque na minha percepção o fenômeno constitucional tem cada um de seus pés em um desses domínios do conhecimento – um é o direito e o outro é a ciência política”, afirma o autor, que antes de cursar o doutorado na UFF atuou enquanto servidor do Supremo Tribunal Federal (STF) durante 17 anos.

Ele aponta que, ao longo do tempo, as pesquisas sobre o STF também se tornaram mais aprofundadas e sofisticadas, com o crescimento de estudos interdisciplinares. As pesquisas saem do Direito e se somam à Ciência Política, Sociologia e a outras áreas. Os estudos estritamente jurídicos correspondem a apenas um terço dos artigos científicos sobre o STF encontrados pelo autor.

#Supremologia é um livro que busca fazer uma contribuição para a compreensão e interpretação do que faz e como atua o STF, instituição fundamental para a realização dos direitos e liberdades da população, assim como para o desenvolvimento do Estado brasileiro. É uma obra fundamental para quem atua no direito, na política, ou para qualquer cidadão interessado no aprimoramento da democracia no país.

SERVIÇO

Lançamento do livro #Supremologia

Autor: Daniel Augusto Vila-Nova Gomes

Editora: Amanuense

Data: Quarta-feira, 6 de dezembro

Horário: 18h

Local: Supremo Tribunal Federal, Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal

1º andar do Anexo II-A – Praça dos Três Poderes

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Separação de bens não é obrigatória para pessoas acima de 70 anos

STF define que será necessário manifestar esse desejo por meio de escritura pública

Notícias

Brasil não deve ser prioridade para Estados Unidos

Joe Biden toma posse como novo presidente americano