Notícias

Lei cria regras para prevenir o superendividamento

Legislação prevê audiências de negociação entre credor e devedor

16 de julho de 2021

O governo federal sancionou no dia 2 de julho, com vetos, a Lei 14.181/2021, que atualiza o Código de Defesa do Consumidor e cria regras para prevenir o superendividamento.

Especialistas ouvidos pela ConJur elogiaram algumas das novidades, como a previsão de audiências de negociação entre credor e devedor e outras medidas de proteção a contratantes de crédito em instituições financeiras impossibilitados de cumprir parcelas.

Fernanda Zucare, especialista em Direito do Consumidor e Saúde, entende que alguns pontos da lei já eram entendimento da atual jurisprudência. Mas diz que a possibilidade do juiz chamar os credores em audiência para a repactuação da dívida “facilitará muito sua vida, principalmente pela dificuldade encontrada pelo consumidor nas negociações, quando existem vários credores”.

Ela lamentou, no entanto, o veto presidencial à proibição de propagandas de oferta de crédito ao consumidor denominadas como “sem juros”, “sem acréscimo” ou “juros zero”: “Geralmente, os juros estão embutidos nas prestações”, explica.

Eduardo Simon Pellaro, coordenador da área Cível Estratégica do escritório Nelson Willians Advogados, avalia que a lei “busca dar ferramentas ao consumidor de boa-fé que acumulou, muitas vezes por circunstâncias alheias à sua vontade, dívidas que superam sua capacidade de pagamento e impedem seu soerguimento, colocando em risco sua sobrevivência e literalmente excluindo-o socialmente, na medida em que não mais tem acesso a crédito e fica impossibilitado de realizar transações comerciais”.

Segundo Pellaro, as ferramentas instituídas se assemelham a uma “recuperação judicial” da pessoa física, “com a união dos credores, apresentação de um plano de pagamento viável, parcelado em até cinco anos e deságio quanto aos encargos aplicáveis, possibilitando o pagamento do débito, a retomada da atividade financeira pelo devedor e consequentemente movimentando a economia”.

Notícias Relacionadas

Notícias

Advogados apoiam rejeição de ADI de Bolsonaro no STF

Em decisão, ministro Marco Aurélio apontou “erro grosseiro”

Notícias

Projeto altera regras de condução coercitiva de testemunhas

Proposta também prevê que vítima de crime não poderá sofrer condução coercitiva