Notícias

Justiça do Trabalho recomenda retorno presencial no 1º e 2º graus

Corregedora entende que não há mais justificativas para o trabalho remoto

26 de outubro de 2022

A corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, assinou na última segunda-feira (24) recomendação aos presidentes e corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) para que orientem o retorno presencial às unidades judiciárias de primeiro e segundo graus. A medida leva em conta a expressiva redução de casos de contágio e da mortalidade relacionados à Covid-19.

Em abril deste ano, por meio da Portaria 913/2022 do Ministério da Saúde, o Poder Executivo Federal declarou o encerramento do estado de emergência sanitária decorrente do coronavírus. Com isso, de acordo com a Recomendação 2/2022 da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, cessaram as justificativas para a manutenção de medidas excepcionais para o enfrentamento da pandemia, como o trabalho remoto.

De acordo com a recomendação, nas sessões de julgamento dos TRTs, somente será permitida a participação de desembargador ou desembargadora na modalidade telepresencial ou por videoconferência em situação excepcional, previamente justificada e acolhida pelo presidente do Tribunal.

No primeiro grau, a recomendação é que os juízes se abstenham de realizar audiências telepresenciais, a não ser por requerimento das partes ou em casos excepcionais.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Plenário Virtual do STF julgará réus do 8 de janeiro

Ministra Rosa Weber acolheu pedido do relator Alexandre de Moraes

Notícias

Impressão de voto traria maior segurança, diz advogado

Bolsonaro defendeu a medida no último domingo