Notícias

Grupo envia manifesto a Lula contra indicação de Gonet para PGR

Para entidades, subprocurador tem perfil “ultraconservador”

20 de novembro de 2023

Paulo Gonet - Alejandro Zambrana/TSE

Um grupo de mais de 40 entidades de classe, autodenominado “Coalizão em Defesa da Democracia”, enviou um manifesto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a nomeação do subprocurador-geral da República Paulo Gonet para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele é apontado como o principal favorito para o cargo. As informações são do jornal “O Globo”.

O cargo mais alto da PGR segue sob o comando interino da subprocuradora Elizete Ramos desde que acabou o mandato de Augusto Aras, em 26 de setembro. A demora para a indicação é a maior desde a redemocratização.

Entre as entidades que assinam o documento está o grupo jurídico Prerrogativas, que mantém proximidade com o governo Lula, a Associação Juízes e Juízas para a Democracia e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Na carta, as entidades falam em “profunda preocupação com a possível indicação” em razão de posicionamentos adotados pelo subprocurador-geral ao longo de sua carreira. Ainda dizem que o temor se baseia no fato de o Brasil não estar “totalmente livres de possibilidades de golpes de Estado”.

No documento, ainda segundo “O Globo”, apontam que durante os anos 1990, quando participou de julgamentos na Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, como representante do Ministério Público Federal, Gonet votou contra o reconhecimento da responsabilidade do Estado em casos de grande repercussão, como o da estilista Zuzu Angel.

Mencionam também um suposto apoio da deputada bolsonarista Bia Kicis (PL-DF) à indicação de Gonet ainda em 2019, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliava nomes para comandar a PGR.

Foto: Alejandro Zambrana/TSE

Notícias Relacionadas

Notícias

MP autoriza pagamento antecipado de licitações

Para advogado, mudanças promovidas não são as ideais