Notícias

Empresa criticada por cliente em rede social tem indenização negada

TJSP diz que não houve ofensas, mas apenas críticas aos serviços prestados

20 de dezembro de 2023

Celular, telefone celular

A 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou decisão da 11ª Vara Cível da Capital, proferida pelo juiz Luiz Gustavo Esteves, que negou o pedido de indenização por danos morais movido por uma empresa que foi criticada por uma cliente em rede social, após má prestação de serviços.

De acordo com os autos, a apelante alegou que as postagens da ré lhe causaram dano à honra e diversos constrangimentos, extrapolando os limites da liberdade de expressão e de crítica. O conjunto probatório, porém, não constatou a existência de ofensas, ameaças ou humilhações nas publicações, que não passaram de críticas aos serviços prestados.

O relator do acórdão, desembargador Erickson Gavazza Marques, em seu voto, ressaltou que não foram observados os pressupostos básicos que caracterizam a conduta ilícita – ato lesivo do agente, ocorrência de dano de caráter patrimonial ou moral e nexo causal entre ambos.

“Analisando-se as postagens em questão, embora seu conteúdo possa ter desagradado a apelante, por conter críticas, não se permite vislumbrar o alegado abuso do direito de manifestação, a ensejar a reparação pretendida, não se constatando excesso, não tendo a recorrida se desbordado do seu direito, constitucionalmente assegurado, de manifestação do pensamento e de repasse de informações, não havendo que se falar em abuso ou conduta antijurídica apta a amparar a pretensão indenizatória”, destacou o magistrado.

*Com informações do TJSP

Notícias Relacionadas

Notícias

Projeto prevê bloqueio de motorista de aplicativo após reclamações

Objetivo da proposta é dar mais segurança ao usuário de aplicativos de transporte

Notícias

STF adia julgamento sobre a legalidade do uso da TR para correção do FGTS

Adiamento vai permitir que a União possa apresentar novos cálculos sobre a questão