Notícias

Eleição durante a pandemia torna cenário imprevisível

Abstenções e fake news são alguns dos principais desafios, apontam especialistas

19 de outubro de 2020

Daqui a menos de um mês ocorre o primeiro turno das eleições municipais. No total, são mais 5.500 municípios e 147.918.483 eleitores aptos a votar, quase 3% de aumento em relação à última eleição municipal de 2016.

O LexLatin ouviu especialistas sobre os principais desafios do pleito. As Eleições 2020 tem alguns componentes diferentes, mas sem dúvida o mais significativo é acontecerem em meio à pandemia da Covid-19. Além de alterar a dinâmica das campanhas, os efeitos desse contexto só poderão ser analisados após o pleito, pois teremos a dimensão das abstenções, por um lado – pois o isolamento social pode incrementar o já expressivo número de 30% em 2016 –, e da avaliação da sociedade sobre as políticas de enfrentamento à crise sanitária implementadas pelos governantes”, avaliou Carmela Zigoni, assesssora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).

O combate às fake news é uma das prioridades das autoridades. Para os especialistas ouvidos pelo portal, é cedo para analisar se na prática a chamada desinformação, de fato, será reprimida.

“Todavia, certo é que, em determinadas situações, penas mais duras aos infratores servem como um alerta aos que cometem essa prática”, afirma Tony Chalita, sócio responsável pelo departamento de direito político e eleitoral do BNZ Advogados. “Mas, ainda assim, não cabe à corte especializada a função de um portal de checagens. Por isso mesmo, campanhas de conscientização têm sido importante iniciativa que tendem a trazer bons resultados”, diz.

 

Foto: Divulgação

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Falta de aviso sobre direito ao silêncio, por si só, não anula inquérito

Para Quinta Turma do STJ, é preciso comprovar o efetivo prejuízo 

Notícias

Ações eleitorais podem ser julgadas separadamente em casos concretos

Decisão do STF ocorreu em análise de ADI ajuizada pela Procuradoria-Geral da República