Notícias

Dicas básicas evitam golpes durante as férias

Especialista alerta que fraude sempre começa em algum descuido da vítima

28 de dezembro de 2021

No período de férias, o volume de pessoas que viajam aumenta significativamente. E é justamente neste momento, quando se espera relaxar com a família, que os golpistas aproveitam qualquer vacilo para cometer fraudes.

O advogado especialista em Direito Digital Francisco Gomes Júnior lembra que o golpe sempre começa em algum descuido da vítima. “Seja clicando em um link malicioso ou não tomando os devidos cuidados com seu cartão bancário. Nas férias, as pessoas estão mais relaxadas e propensas a não tomarem tantos cuidados.”

Ainda segundo o especialista, no período de descanso as pessoas acabam mudando os hábitos para recarregar as baterias. “Não há a necessidade de ficar neurótico, cuidados básicos incorporados a nossa rotina bastam para prevenir de muitos golpes”, complementa Gomes, que também é presidente da ADDP (Associação de Defesa de Dados Pessoais e Consumidor). Para prevenir qualquer tipo de fraude, ele lista as seguintes dicas:

– Sempre que possível, em um passeio curto, não carregue consigo cartões de crédito ou bancários. Sempre que possível, passe em um caixa eletrônico e saque o dinheiro para sua bebida, comida e passeios;

– Se for inevitável levar cartões, não os perca de vista; não o entregue para estranhos para passá-lo em máquina que não seja na sua frente;

– Verifique a máquina onde seu cartão será inserido, veja se não há indícios de tratar-se de um aparelho pirata;

– Ao receber o cartão de volta, confira-o, bem como a sua via da operação. É recomendável sempre pedir sua via da transação para ter certeza do valor;

– Não forneça seus dados além dos que forem necessários para a operação;

– Não digite a senha do cartão sob olhares alheios. Isso parece uma coisa banal, mas é assim que muitas contas são acessadas.

“Notem que a maior parte das dicas é fazer o óbvio para nossa segurança, mas muitas vezes nas férias nos descuidamos desses cuidados básicos”, finaliza o especialista.

 

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Correção da tabela do IR deve ser feita com cautela, diz advogado

Presidente descartou reajuste por país estar “quebrado”