Notícias

Caso da cantora Lexa reforça importância do acordo pré-nupcial

Artista teve bens penhorados para pagar dívida do marido, MC Guimê

20 de setembro de 2023

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) julgou improcedente a ação da cantora Lexa para evitar a penhora de seus bens por causa de uma dívida de seu marido, o Mc Guimê, que também é cantor. Dívida esta que foi feita antes do casamento.

De acordo com o processo, o juiz do caso fundamentou sua decisão no fato de que ambos os cantores se casaram sob o regime de comunhão universal de bens e que, até hoje, eles não o desfizeram. Importante ressaltar que o casal alegou que estava separado, mas para o juiz : “Não realizada a partilha de bens do ex-casal, cada um dos cônjuges ainda possui responsabilidade perante os credores do outro”.

Segundo a advogada Samira de Mendonça Tanus Madeira, especialista em Direito Processual Civil, Planejamento Sucessório e Direito Imobiliário, e sócia do escritório Tanus Madeira Advogados Associados, “para aqueles que não escolhem um regime diverso do estabelecido em lei, que é o regime de comunhão parcial de bens, é importante ressaltar que apenas os bens adquiridos após o casamento são considerados comuns, mas as dívidas também podem ser compartilhadas se estiverem relacionadas aos interesses do casal ou da família”. “Portanto, em algumas situações, você pode ser obrigado a pagar dívidas do seu cônjuge adquiridas durante o casamento, desde que essas dívidas estejam relacionadas a despesas familiares, como despesas domésticas, educação dos filhos, cuidados médicos da família, etc.”, explica.

DICAS

Ainda segundo a advogada, é preciso evitar “co-assinar ou fornecer garantias para empréstimos ou contratos em nome do seu cônjuge, a menos que você esteja disposto a assumir a responsabilidade pela dívida”. “Em segundo lugar, tenha compreensão do regime de bens: se você estiver casado sob um regime de bens específico, como comunhão parcial de bens, entenda quais bens e dívidas são compartilhados e quais são individuais de acordo com a lei. E, por fim, mantenha contas separadas, já que isso pode ser particularmente útil em regimes de comunhão parcial de bens”, complementa.

Independentemente do regime escolhido, uma boa ferramenta jurídica permanece sendo o acordo pré-nupcial. “Em alguns casos, um acordo pré-nupcial bem elaborado pode ser uma opção para definir claramente como as dívidas e ativos serão tratados em caso de divórcio ou separação”, finaliza Samira Tanus.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

STF forma maioria contra tese de “legítima defesa da honra”

Advogados apoiam decisão, mas alertam para questões que ainda precisam ser esclarecidas

Notícias

Afastamento de Dilma banalizou impeachment, diz Cardozo

Para ex-ministro, processo de governador de SC não pode resultar em violência contra a democracia