Notícias

AGU instala comissão para revisar legislação sobre organização da administração pública

Gustavo Justino de Oliveira será um dos membros do colegiado

8 de maio de 2024

A Advocacia-Geral da União vai instalar na próxima terça-feira (14/5), em Brasília, comissão de especialistas para revisar o Decreto-Lei nº 200, de 1967, que dispõe sobre a organização da administração federal. O decreto-lei, publicado há 57 anos, ainda é norma de referência para a organização administrativa.

A iniciativa, em conjunto com o Ministério da Gestão e Inovação, pretende tornar a legislação compatível com a Constituição, além de modernizar o serviço público. A instalação da comissão acontecerá a partir das 9h30, na Sala do Conselho Superior, localizada no Ed. Sede I – Setor de Autarquias Sul – Quadra 3 – Lote 5/6, Ed. Multi Brasil Corporate.

A comissão será composta por membros da AGU e do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), além de especialistas em Gestão e em Direito Público. O trabalho será coordenado pela Secretária-Geral de Consultoria da AGU e o relatório final deverá ser apresentado pelo grupo em até 12 meses.

O jurista Gustavo Justino de Oliveira (foto), que será um dos membros do colegiado, enxerga a comissão como uma primorosa oportunidade de contribuir para a modernização da Administração Pública, a partir de temas inovadores como governança pública, ESG, democratização administrativa, consensualismo, gestão de conflitos, entre muitos outros temas.

“Fico extremamente honrado em representar a Faculdade de Direito da USP e o IDP neste debate nacional crucial, sobre os novos rumos da Administração e do Direito Administrativo”, afirma Justino de Oliveira.

Gustavo Justino de Oliveira é pós-doutor em Direito Administrativo e professor da disciplina na USP e do IDP (Brasília), além de sócio-fundador do escritório Justino de Oliveira Advogados.

Conheça os membros da comissão: https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/agu-e-mgi-criam-comissao-de-especialistas-para-propor-nova-legislacao-sobre-organizacao-da-administracao-publica

Notícias Relacionadas

Notícias

Aumento de casos de Covid altera planos de escritórios

Com avanço da ômicron, bancas optam pelo modelo híbrido ou home office

Notícias

Gastos com saúde indígena caem 9% no primeiro semestre

Pesquisa do Inesc mostra queda mesmo em meio à pandemia