Notícias

AGU cria grupo para acompanhar investigações de atos antidemocráticos

Equipe irá propor ações de ressarcimento e atuar como assistente de acusações em processos

11 de janeiro de 2023

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) criou um grupo especial para acompanhar as investigações dos atos antidemocráticos praticados em Brasília, no último dia 8. Caberá à nova unidade, prevista em portaria normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU), promover o ajuizamento de ações e de outras medidas judiciais para assegurar a preservação do patrimônio público e o ressarcimento dos danos a ele causados.

De acordo com a norma, o Grupo Especial de Defesa da Democracia (GEDD) deverá, entre outras atribuições: efetuar pedidos à Justiça de quebra de sigilo bancário, fiscal, telefônico ou de dados; ajuizar ações de ressarcimento aos cofres públicos; solicitar compartilhamento de provas em ações penais, inquéritos ou processos administrativos; pedir a inclusão da União como assistente de acusação em processos judiciais criminais. A previsão é de que as primeiras ações sejam ajuizadas nos próximos dias.

A equipe será formada por representantes dos principais órgãos de direção e de atuação judicial da AGU, e ficará sob coordenação direta do Gabinete do Advogado-Geral da União. A AGU também convidará para participar do Grupo representantes do Supremo Tribunal Federal (STF), Senado Federal, Câmara dos Deputados, Casa Civil e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, além do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

STJ afasta responsabilidade de loja por fraude em cartão de crédito

Para Corte, jurisprudência só se aplicava aos lojistas em casos mais antigos

Notícias

Conselho emite diretrizes para MP em casos de recuperação judicial

Recomendação visa aplicação eficaz de ferramentas do sistema de insolvência empresarial