Notícias

Advogada dá dicas de como evitar golpes na Black Friday

Uma das táticas é pesquisar antes de efetuar a compra se a empresa é idônea

20 de novembro de 2023

A última semana de novembro traz as promoções da Black Friday e com ela pode vir uma dor de cabeça para os compradores. Sites falsos, promoções enganosas e golpes de todo tipo são frequentes e o consumidor precisa estar atento no momento da compra.

Primeiramente, a advogada Andressa Romão, do escritório Salamacha, Batista, Abagge & Calixto – Advocacia, alerta que uma das melhores táticas para evitar golpes é pesquisar antes de efetuar a compra se a empresa é idônea, se possui muitas reclamações em sites de avaliação e verificar se a url é segura.

Sites com erros de digitação e domínio com diferenças na escrita são um indício. Para se precaver, vale procurar no site registro.br e usar a ferramenta “status do site no navegação segura”, do Google, para checar se a url é confiável.

Em caso de golpe e se uma compra falsa for atestada, é possível ir ao Procon ou mesmo abrir um boletim de ocorrência em uma delegacia para demandar judicialmente a empresa golpista.

“Se o problema for o prazo de entrega, ele não pode ultrapassar 30 dias conforme o Código de Defesa do Consumidor. Se o comprador não receber, ou o produto chegar após o prazo, é possível pedir o cancelamento e reembolso”, afirma Andressa Romão.

O direito de arrependimento vale para as compras realizadas online, previsto no Código de Defesa do Consumidor, e garante sete dias de arrependimento a partir do momento em que a mercadoria é recebida.

“Outra situação muito comum são cupons de desconto que não funcionam adequadamente. Nestes casos, cabe uma denúncia por propaganda enganosa junto ao Procon”, finaliza.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Advogados lançam canal no YouTube

Objetivo é debater os mais diversos assuntos que permeiam o Direito

Notícias

Plano de saúde deve indenizar paciente que teve infecção hospitalar

Para TJ-PB, prestador de serviço responde objetivamente pelos danos causados a clientes