Notícias

Empresas devem ficar atentas às mudanças de alíquota do IPI

Cálculo do novo percentual das alíquotas ainda gera dúvidas

25 de abril de 2022

O governo federal publicou em fevereiro o Decreto 10.979/2022, que reduz as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), regulamentadas pelo Decreto 8.950/2016 (TIPI). A mudança é válida para todas as operações realizadas a partir de 25 de fevereiro de 2022.

“É preciso enfatizar que as alíquotas dos produtos classificados no Capítulo 24 da TIPI (tabaco e seus sucedâneos manufaturados) não sofreram alterações. Já os percentuais aplicáveis aos automóveis e veículos classificados na NCM 8703 foram reduzidos em 18,5%. Para todos os demais produtos, a redução foi de 25%”, explica a advogada do Departamento Tributário da Andersen Ballão Advocacia, Barbara das Neves.

As atualizações tributárias foram além, com alterações nas seguintes Notas Complementares: 84-3 (referente a reatores nucleares, caldeiras, máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos e suas partes), 87-3 a 87-6 (relacionadas a veículos automotores, tratores, ciclos e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios) e 88-2 (aeronaves e aparelhos especiais e suas partes).

Apesar da vantagem na redução, ainda há dúvidas por parte das empresas sobre como calcular o novo percentual das alíquotas – ou mesmo como reaver o imposto pago indevidamente nos primeiros dias da vigência do decreto. Isso porque os sistemas eletrônicos precisaram ser atualizados com urgência – e, isso, nem sempre foi possível.

“Visto que a atual Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI) possui vigência até o dia 31 de março deste ano, existem dúvidas quanto à manutenção da redução para o futuro. No entanto, a Receita Federal já publicou nota esclarecendo que está preparando nova minuta de decreto para que a redução do IPI não sofra qualquer alteração após a substituição da nova Tabela TIPI, válida a partir do dia 1º de abril”, esclarece Barbara.

Notícias Relacionadas

Notícias

Liminares do STJ permitem cultivo de Cannabis sem risco de repressão

Medida vale para pessoas com comprovada necessidade terapêutica do uso da planta

Notícias

Rosa Weber vota pela descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação

Ministra destacou falta de consenso sobre o momento do início da vida