Notícias

TST define tese para processos relativos à licitude da terceirização

Empregado deverá entrar com ação contra o tomador e o prestador de serviços

2 de março de 2022

O Pleno do TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu no dia 22 de fevereiro que o empregado, ao discutir fraude na relação de terceirização da qual participa, necessariamente deve entrar com ação contra o tomador de serviços e o prestador de serviços.

Em agosto de 2018, o STF (Supremo Tribunal Federal) havia reconhecido a validade da terceirização ampla e irrestrita – ou seja, é possível para todas as atividades da empresa, sem caracterizar vínculo de emprego.

O TST focou em quem deveria responder a ação nos casos de possível fraude nessa relação porque, algumas vezes, o empregado processava a tomadora de serviços e não a prestadora que o contratou.

“Se o trabalhador alega fraude na terceirização, é lógico que a empresa prestadora dos serviços (sua empregadora) e a tomadora dos serviços serão atingidas pela decisão judicial de modo uniforme. Logo, nada mais justo que ambas tenham a oportunidade de se defender judicialmente”, disse ao O Tempo a advogada Ursula Cohim Mauro, mestre em Direito do Trabalho pela USP e sócia da banca Orizzo Marques Advogados.

Era comum que as tomadoras de serviços não tivessem os cuidados necessários com os documentos do empregado terceirizado. Segundo o advogado trabalhista Paulo Woo Jin Lee, sócio do escritório Chiarottino e Nicoletti Advogados, a consequência é que “a ausência da prestadora de serviços nas ações não permitia o exercício efetivo e pleno do direito ao contraditório e à ampla defesa constitucionalmente garantido às partes”.

Com a tese nova do TST, é consenso entre os especialistas ouvidos pelo O Tempo que a decisão garante segurança jurídica. Isso porque a decisão deverá ser aplicada pela Justiça do Trabalho do país, podendo destravar dezenas de processos.

Notícias Relacionadas

Notícias

Cai número de eleitores com menos de 18 anos

Para advogado, fechamento dos cartórios e desinteresse podem explicar queda

Notícias

Justiça condena lanchonete a indenizar mulher transgênero

Vítima foi impedida de usar banheiro feminino do estabelecimento