Notícias

EUA apoiam a quebra de patentes de vacinas contra Covid-19

Especialistas apoiam medida, mas apontam desafios na área

7 de maio de 2021

O governo do presidente americano, Joe Biden, decidiu apoiar, nesta quarta-feira (5), a suspensão de direitos de propriedade intelectual sobre as vacinas contra Covid-19.

“Essa é uma crise de saúde global e as circunstâncias extraordinárias da pandemia de Covid-19 exigem medidas extraordinárias. O governo (Biden) acredita fortemente nas proteções de propriedade intelectual, mas em trabalho para acabar com essa pandemia apoia a suspensão dessas proteções para as vacinas contra Covid-19”, anunciou a representante comercial dos EUA, Katherine Tai.

Aqui no Brasil, no dia 29 de abril, o Senado aprovou um projeto de lei que permite a quebra temporária das patentes e dispensa o país de cumprir o chamado Trips (sigla em inglês para Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio) da OMC. O texto, que vai agora para a Câmara, trata do mesmo acordo que o governo de Joe Biden planeja apoiar a suspensão.

Ao LexLatin, o sócio de RMS Advogados e conselheiro federal da OAB, Wilson Sales Belchior, recorda que o decreto de 1994 que orienta o Trips no Brasil indica que tais suspensões podem ocorrer “em caso de emergência nacional”, “circunstâncias de extrema urgência” ou “casos de uso público não-comercial”. Estas características poderiam ser a pandemia de hoje. “Estado-membro deverá garantir que esse uso será restrito a objetivo determinado, não-exclusivo, intransferível e limitado ao mercado interno do referido Estado-membro. Além disso, o titular da patente deverá ser adequadamente remunerado, cabendo recurso da decisão que fixar a importância relativa às circunstâncias de cada uso”, explicou.

Já a professora de Direito Internacional e Comparado da USP, Maristela Basso, entende que o texto aprovado pelo Senado tanto serve como arma de pressão política como facilita o processo de licenciamento compulsório. “Contudo, o tiro pode ser no próprio pé”, adverte, “porque a indústria que pesquisa, inventa e desenvolve pode deixar o país e ir para outro, em que o marco regulatório de propriedade intelectual seja mais seguro.”

Para Saulo Stefanone Alle, que é especialista em Direito Internacional e Constitucional do Peixoto & Cury Advogados, a humanidade atravessa um dilema: “Qualquer desenvolvimento científico e tecnológico só se realiza se houver investimentos. O investimento público é limitado e punir o investimento privado pode trazer efeitos negativos a médio e longo prazos. Por outro lado, uma descoberta como essa de vacina, por exemplo, representa um grande poder, que precisa ser colocado a serviço da dignidade humana”, disse.

Ainda de acordo com o advogado, o movimento em prol da quebra de patentes sugere “que esse é um assunto fundamental e que precisa ser tratado agora, porque vivemos o problema, mas que também precisa ser desenvolvido com maior sofisticação para o futuro.”

Notícias Relacionadas

Notícias

Supremo julga se bancos podem fornecer dados de clientes aos fiscos

ADI foi ajuizada pelo Conselho Nacional do Sistema Financeiro (Consif)

Notícias

STF confirma suspensão de decisões sobre decreto de armas

Plenário referendou liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes