Notícias

Pedido de interdição de Bolsonaro não deve prosperar, dizem advogados

Documento foi protocolado pelo PDT na PGR

9 de março de 2021

Palácio do Planalto/PR/Divulgação

Um pedido protocolado pelo PDT junto à PGR (Procuradoria-Geral da República) defende a interdição do presidente da República, Jair Bolsonaro. Para o partido, durante a pandemia da Covid-19, o chefe do Executivo age “na contramão dos atos que uma pessoa em plena saúde mental agiria” e que, portanto, não teria capacidade mental para continuar no cargo.

O documento, assinado pelo presidente da sigla, Carlos Lupi, e pelo ex-ministro Ciro Gomes, diz que Bolsonaro “tem a finalidade deliberada de causar danos à população brasileira, conduzindo o país ao abismo com as suas condutas negacionistas e obscurantistas em detrimento da ciência”.

Advogados ouvidos pelo Estadão veem poucas chances da reivindicação prosperar.

“É remota a possibilidade de êxito da representação do PDT em razão do fato político que está em jogo”, diz o advogado criminalista e constitucionalista Adib Abdouni. “Mas, diante dos evidentes indícios da incapacidade do presidente da República para a prática dos atos da vida civil, o procurador-geral da República tem competência constitucional para propor perante o Supremo Tribunal Federal uma ação judicial objetivando interditar Jair Bolsonaro.”

Já para a advogada constitucionalista Vera Chemim, a ação também tem um percalço de ordem política. “Um processo de interdição não é tão simples quanto pode parecer. Do ponto de vista político, a PGR dificilmente requererá aquela interdição. Quanto à possibilidade legal de iniciar um processo dessa natureza, até pode ser aventado ‘remotamente’, sob o manto da lei nº 8112/1990 (sobre o regime jurídico dos servidores públicos), pois o presidente da República é considerado um agente público e, nesse caso, pode ser enquadrado naquela legislação, tendo como consequência a aposentadoria por invalidez permanente em decorrência de doença grave”.

 

Foto: Palácio do Planalto/PR/Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

Montadora e concessionária devem indenizar motorista por defeito em carro

Cliente teve prejuízos porque trabalha com transporte por aplicativos, segundo processo

Notícias

Execuções baseadas em decisão que afastou IPI são suspensas

Medida atinge tanto as ações judiciais quanto os procedimentos administrativos