Notícias

Projeto de castração química é inconstitucional, avaliam advogados

Medida defendida por deputada permitiria liberdade condicional para estupradores

16 de novembro de 2020

O Projeto de Lei 5112/20, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), sugere a castração química como pré-requisito para a concessão de liberdade condicional para condenados por estupro. Para advogados, a medida, além de inconstitucional, é ‘desumana e cruel’.

A parlamentar afirma que nenhuma garantia fundamental seria desrespeitada, já que tudo ocorreria de ‘forma voluntária e indolor’.

Para o advogado criminalista e constitucionalista Adib Abdouni, a proposta ‘ostenta contornos de franca inconstitucionalidade, não só por divorciar-se do postulado da proporcionalidade da coerção estatal, mas, sobretudo, por violar direitos e garantias fundamentais previstos no texto constitucional que asseguram ao infrator da lei penal o respeito à sua integridade física e moral’.

“O preso conserva todos os direitos inerentes à pessoa humana não atingidos pela perda da liberdade, sem prejuízo da vedação da instituição e aplicação de sanção penal de caráter cruel”, diz Abdouni.

Na mesma linha, o advogado criminalista André Damiani, sócio fundador do Damiani Sociedade de Advogados, critica o PL.

“Em pleno século XXI, é preciso questionar se realmente vivemos em uma sociedade moderna e globalizada ou se flanamos numa distopia como aquela retratada no célebre filme ‘Laranja Mecânica’, especialmente quando se coloca em pauta a castração química como Projeto de Lei perante a Câmara dos Deputados”, dispara.

Já segundo a advogada Blanca Albuquerque, associada de Damiani, a discussão, “além de anacrônica, é manifestamente inconstitucional na medida em que atenta contra a dignidade da pessoa humana”.

“Para além do princípio basilar constitucional, esse projeto de lei revela algo desumano e cruel, como bem assinalou o Conselho Superior da Magistratura de Portugal, uma vez que o indivíduo ‘castrado’ desenvolve transtornos como depressão, problemas reprodutivos, convulsões, tontura, fadiga, obesidade, trombose, perda de memória e capacidades cognitivas, diabetes e outras tantas patologias”, opina.

Notícias Relacionadas

Notícias

Países ricos levam vantagem em disputa por equipamentos da China

Consequências da pandemia facilitaram prevalência do poder econômico

Notícias

Empresa em recuperação judicial tem pagamentos suspensos

Juiz entendeu que é preciso preservar atividade econômica em meio à pandemia