Notícias

Projeto Comprova rebate vídeo sobre atuação do governo na Amazônia

Coletivo apontou série de erros em produção que circulou na internet

29 de setembro de 2020

Ibama / Divulgação

O Projeto Comprova, coletivo de veículos de imprensa para apurar informações que viralizam nas redes sociais, apontou uma série de erros em vídeo que circulou na internet sobre a atuação do atual governo no combate às chamas e na preservação da Amazônia.

A produção audiovisual, intitulada “Preservar a Amazônia”, afirma, por exemplo, que o presidente Jair Bolsonaro criou um conselho para atuar na proteção da floresta e que “é a primeira vez na história que um governo mobiliza todas as suas forças para combater, de verdade, os ilícitos ambientais.”

De acordo com o Comprova, não é verdade. Bolsonaro apenas reformulou o Conselho Nacional da Amazônia Legal, órgão regulamentado em 1993 por Itamar Franco.

O vídeo afirma, ainda, que a gestão atual prestou mais assistência em saúde aos povos indígenas do que nos últimos cinco anos. Segundo o site Siga Brasil, sistema de informações sobre orçamento público federal, a verba destinada à assistência aos indígenas em 2020 é a menor desde 2015 (R$ 1,4 bilhão).

O Comprova afirma que sua verificação ocorreu por meio de pesquisa de imagem reversa nas ferramentas InViD e Google Imagens. O coletivo também conversou com especialistas e entidades, como o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômico) e o Greenpeace, além de órgãos do governo, como Embrapa, Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde e Fundação Nacional do Índio (Funai).

Foto: Ibama / Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

Reforma pode ampliar terceirização do serviço público

Parcerias seguem hoje regras específicas previstas em lei

Notícias

Crivella só deixa disputa se candidatura for impugnada

Condenação pelo TRE-RJ não inviabiliza campanha, diz advogado