Notícias

Crivella só deixa disputa se candidatura for impugnada

Condenação pelo TRE-RJ não inviabiliza campanha, diz advogado

23 de setembro de 2020

Tânia Rêgo/Agência Brasil

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) já formou maioria para condenar o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), por abuso de poder político e conduta vedada, ficando inelegível por oito anos. Com um placar de seis a zero, o julgamento foi interrompido por pedido de vista do desembargador Vitor Marcelo Rodrigues, único que ainda não votou.

Os pedidos de registro devem ser analisados até o dia 26 de outubro. Caso a decisão do TRE-RJ seja oficializada antes do julgamento do registro, Crivella será considerado inelegível antes do pleito deste ano, e outros candidatos podem pedir a impugnação de seu registro.

Ao UOL, o advogado Fillipe George Lambalot, especialista em Direito Constitucional e Eleitoral e sócio do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados, diz que o prefeito poderá seguir normalmente em campanha até que haja um desfecho do pedido de impugnação.

“A condenação não impede que ele apresente seu pedido de registro de candidatura e concorra ao cargo normalmente, realizando os atos de campanha. Nesse caso, o processo de registro tramitará regularmente, sendo aberta oportunidade para impugnação da candidatura, que será devidamente julgada pela Justiça Eleitoral.”

 

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Pontos de programa de fidelidade podem ser cancelados após morte de titular

STJ analisou recurso originado de ação civil pública ajuizada por associação de consumidores

Notícias

Matrícula em universidade estadual tira candidato de lista de espera

TJ-SP negou o pedido de candidata aprovada em faculdade de Ribeirão Preto