Notícias

Advogados apoiam proposta do CNJ para juiz de garantias

Para especialistas, recomendação consegue equilibrar teoria e prática

29 de junho de 2020

Proposta de resolução do Conselho Nacional de Justiça para a implantação do juiz de garantias, enviada ao Supremo Tribunal Federal, prevê rodízio entre juízes, regionalização de comarcas e implantação de sistemas eletrônicos. Pela resolução, os tribunais têm autonomia para se organizarem.

Ao Estadão, advogados elogiaram a iniciativa do CNJ. Almino Afonso Fernandes, advogado constitucionalista e sócio do Almino Afonso & Lisboa Advogados Associados, diz que, apesar das críticas, a figura do juiz de garantias foi criada por lei e como tal deve ser implementado. “Isso até porque garante que todo cidadão será julgado por juiz isento e, sobretudo, imparcial. O magistrado que participa do procedimento cautelar na coleta de provas requeridas pela Polícia Judiciária e pelo Ministério Público não poderá atuar em uma eventual ação penal, assegurando, assim, que aquele que conduziu as investigações não possa julgar. O regramento consolida o princípio da ampla defesa e do devido processo legal, garantindo a paridade de armas entre a defesa e a acusação”, analisa.

O advogado criminalista Daniel Bialski entende que, “independentemente do que o CNJ, o Supremo e os Tribunais resolvam”, o que tem que se preservar efetivamente é que o juiz de garantias deve permanecer completamente equidistante para julgar, opinar ou decidir qualquer coisa a respeito do processo que, eventualmente, venha a ser instaurado. “Justamente para que a grande motivação da mudança legislativa possa ser implementada, que é a possibilidade de serem reexaminadas todas as questões e temas levantados contra o procedimento inicial pelo juiz que vier julgar a causa”.

Para André Damiani, criminalista especializado em Direito Penal Econômico e sócio fundador do Damiani Sociedade de Advogados, a criação do juiz de garantias no Pacote Anticrime representa enorme avanço democrático. “A proposta do CNJ consegue equilibrar teoria e prática quando flexibiliza soluções regionalizadas: comarcas menores permitirão sistema de rodízio por região, de modo que o juiz de garantias de uma cidade possa analisar os processos de outros municípios. Comarcas maiores exigem a criação de órgãos especializados, que se chamariam Vara das Garantias ou, ainda, Núcleo ou Central das Garantias”, explica.

A desembargadora aposentada do TRF-1 e sócia do Cecilia Mello Advogados, Cecilia Mello, lembra que “a resolução do CNJ vai ao encontro de que a medida de implementação do juiz garantia não demanda gastos extras e depende apenas da organização administrativa dos tribunais”.

Notícias Relacionadas

Notícias

STJ afasta ilegitimidade ativa de avó que pretende adotar neta

Corte vê possibilidade de flexibilização de artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente

Notícias

Portaria do governo que libera trabalhadores da vacina é inconstitucional

Para especialistas, direito individual não se sobrepõe à garantia de saúde da coletividade