Notícias

Projeto dá fôlego a empresas, dizem especialistas

PL suspende por 30 dias ações judiciais de cobrança de dívidas vencidas

12 de junho de 2020

Os pedidos de recuperação judicial podem superar 7.000 neste ano, segundo especialistas ouvidos pela EXAME. Com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia na economia, foi aprovado no último dia 21 de maio o Projeto de Lei nº 1397/2020 na Câmara dos Deputados, que agora segue para o Senado.

A proposta suspende por 30 dias ações judiciais de cobrança de dívidas vencidas após 20 de março deste ano. Também serão suspensas a decretação de falência e a incidência de multas. Após esse período, empresários que comprovarem queda do faturamento acima de 30% sobre o mesmo período do ano passado poderão ajuizar procedimento de negociação preventiva: por 60 dias, as cobranças ficam congeladas, mediante acordo entre as partes.

Antônio Frange Júnior, sócio gestor do Frange Advogados e especialista em recuperação judicial, elogia o PL. “Caso o projeto seja aprovado, a empresa fica blindada por um período, permitindo que ela consiga fôlego para se planejar e pagar suas dívidas”.

Roberto Carlos Keppler, sócio da Keppler Advogados Associados e especialista na área, afirma que se a nova lei for aprovada, o ambiente estará mais seguro para negociações, principalmente porque haverá um período de suspensão das cobranças. “O empresário ficará mais confortável para negociar com seus credores. A lei precisa ser aprovada com urgência.”

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Presidente cria conflitos com Legislativo e Judiciário, diz advogada

Para especialista, mudança de ministros provoca descontinuidade de políticas públicas

Notícias

Tempo da prisão por dívida de alimentos deve ter fundamentação específica, diz STJ

Medida evita que o período de restrição da liberdade seja fixado de maneira indiscriminada