Notícias

Gonet diz que MP é “corresponsável” pela preservação da democracia no país

Novo PGR tomou posse nesta segunda-feira

18 de dezembro de 2023

paulo gonet, pgr M. Camargo e A. Cruz/Agência Brasil

O novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, tomou posse nesta segunda-feira (18). Ele substitui Augusto Aras, que saiu em setembro. O cargo vinha sendo ocupado interinamente por Elizeta Ramos.

Com um mandato de dois anos, cabe ao PGR, por exemplo, propor investigações e processos contra autoridades com foro privilegiado, entre elas o presidente da República.

Ao tomar posse, Gonet declarou que o Ministério Público é “corresponsável” pela preservação da democracia no país. Ele também defendeu que a PGR não busca “palco nem holofotes” e deve agir de forma unida para evitar “cacofonia institucional”.

“Temos um passado a resgatar, um presente a nos dedicar e um futuro a preparar. O Ministério Público vive um momento crucial na cronologia da nossa República democrática. O instante é de reviver na instituição os altos valores constitucionais que inspiraram a sua concepção única na história e no direito comparado”, afirmou Gonet.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também participou da cerimônia. Em discurso, criticou o que chamou de “acusações levianas” e disse que o Ministério Público “não pode achar que todo político é corrupto”.

Ao falar sobre a atuação do MP, em claro recado à “lava jato”, afirmou que “muitas vezes se destrói uma pessoa antes de dar a ela a chance de se defender”.

Foto: M. Camargo e A. Cruz/Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Debate sobre mudança na Lei de Segurança Nacional ganha força

Número de inquéritos abertos com base na LSN cresceu no governo Bolsonaro

Notícias

MP não precisa comprovar detalhadamente prejuízos individuais

Entendimento do STJ foi adotado em caso envolvendo operadora de celular