Sem categoria

ABNT certificará organizações que combaterem a violência contra mulher

Instituições deverão comprovar a adoção de critérios estabelecidos

20 de abril de 2023

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) anunciou nesta terça-feira (18), durante cerimônia de lançamento do Instituto Nós por Elas, em Brasília, a criação da Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres.

Na ocasião, o presidente da ABNT, Mario William Esper, e a presidente do Instituto Nós por Elas, a juíza de Direito Renata Gil, assinaram acordo de cooperação técnica, que prevê o desenvolvimento conjunto de normas de interesse, bem como o programa de certificação.

O procedimento desenvolvido em parceria com o Instituto estabelece o processo para concessão e manutenção da certificação para empresas, organizações e instituições, que comprovem a adoção dos critérios estabelecidos, com o objetivo de reduzir as estatísticas de violência contra a mulher.

“O Selo de Boas Práticas demonstra o comprometimento das organizações em adotar indicadores, que visam garantir os direitos das mulheres, contribuindo na redução dos índices de desigualdade e violência no país”, afirma o presidente da ABNT, Mario William Esper.

Para obter o Selo, a organização, pública ou privada, independente do seu porte, será submetida a auditoria no Sistema de Gestão das Boas Práticas no combate à violência contra a mulher estabelecida pela ABNT, que avalia 14 diferentes indicadores. Ao todo serão quatro níveis (Platina, Ouro, Prata ou Bronze) de Certificação, conforme a pontuação obtida nas médias globais dos indicadores.

Nós por Elas

O Nós por Elas foi criado para promover ações de combate à violência contra a mulher, de capacitação e apoio à emancipação econômica e social e para estimular o empreendedorismo feminino.

O instituto sem fins lucrativos nasce com o objetivo de ser um importante aliado na continuidade de ações para o combate à violência contra mulheres, tanto no Brasil quanto em outros países. A fundadora, a juíza de Direito Renata Gil, esteve à frente de várias ações em prol das mulheres durante o período em ocupou a presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), maior entidade de juízes do mundo, o instituto, entre 2020 e 2022.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso foi um dos convidados da cerimônia e ressaltou a importância da criação da entidade.

Foto: Da esquerda para direita: Marcela Bocayuva (Nós por Elas), Ministro Luís Roberto Barroso (STF), Renata Gil (Nós Por Elas) e Mario William Esper (ABNT)

Notícias Relacionadas

Opinião

Estamos perdendo a guerra contra o bullying

É urgente que as escolas implementem as medidas previstas na Lei 13.185/2015

Opinião

Portaria sobre o aborto só tem o poder de criar constrangimento

Medida apenas dificulta procedimento para as vítimas de violência sexual